Outubro Rosa: Confira programação das Unidades de Saúde

• Quarta, 02 Outubro 2019 13:46
  • Publicado em Saúde

Atenção mulheres! Neste mês de outubro diversas Unidades de Saúde do município estão com programação especial para celebrar o Outubro Rosa. As comunidades de Barcelos, em Aracê, Biriricas, Melgaço, Paraju, Pedra Azul, Santa Isabel, Soído e da Sede oferecerão diversas ações de prevenção e orientação para a saúde da mulher.

Entre as atividades realizadas, você pode contar com: Palestras, agendamento de preventivo, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, atendimento odontológico e também diversão nos locais de atendimento.

No distrito de Aracê a programação será neste sábado (5), das 8h às 14h, no Centro Comunitário da Igreja Católica de Barcelos. As atividades começão com um café da manhã e em seguida será realizada classificação e avaliação de risco odontológico para as mulheres.

Ainda pela manhã, a equipe Multisaúde Social, de Vitória, ministra a palestra “Câncer de Mama: Conhecimento e conscientização para reduzir a mortalidade”. Já a conselheira municipal de Saúde Gertraude Koehler falará sobre a implantação do Conselho Municipal de Saúde.

Ao longo do dia também serão ofertados testes rápidos de HIV e VDRL, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientações gerais. Às 11h30 será realizado o desfile e a premiação da Rainha Outubro Rosa 2019.

Durante a tarde as atividades serão recreativas, com teatro, sorteio de brindes e momento beleza para corte de cabelo e maquiagem. Ainda dentro da Campanha Outubro Rosa, a Unidade de Saúde de Barcelos ofertará o exame preventivo durante todo o mês, mediante agendamento no local.

A programação do Outubro Rosa em Barcelos terá ainda uma importante ação voltada para a cultura e o conhecimento. Em uma parceria com o Rotary Club de Domingos Martins, Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão e Dra. Alba Valéria, serão entregues duas geladeiras recheadas de livros, dentro do Projeto Conversa Bacana. As geladeiras/bibliotecas ficarão localizadas na Unidade de Saúde Adolpho Pizzol e na EMEF José Uliana.

Nos dias 8 e 26 de outubro será a vez da Equipe de Estratégia Saúde de Melgaço realizar as ações do Outubro Rosa nas respectivas Unidades de Saúde: Jardel Haese, Fazenda Schwanz e Melgaço.

A programação conta com diversas ações. Dia 08 de outubro das 16h às 20h será na Unidade de Saúde de Jardel Haese. Dia 26 de outubro das 8h às 12h na Unidade de Fazenda Schwanz, e das 13h às 16h na Unidade de Melgaço. Haverá roda de conversa sobre câncer de boca e higiene bucal, orientação auto-exame de mama, coleta de preventivo e teste rápido, entre outras atividades.

A comunidade de Tijuco Preto está com programações ao longo do mês em diversas unidades. Nos dias 11,16,17,24,25,26 e 30 serão realizados Preventivos (mediante agendamento prévio) e Solicitação de Exames. No “Dia Rosa” (26 de outubro) haverá diversas atividades além de orientações em Saúde sobre a Prevenção do Câncer de Mamas e de Colo de Útero; presença dos Bombeiros que falarão sobre o projeto “Mãe Prevenida Vale uma Vida”; Aferição de Pressão Arterial; Testes de Glicose e café da tarde.

Em Biriricas, as ações acontecem no dia 16 de outubro às 18hs na Unidade de Saúde de Biriricas. Palestra, bingo, sorteio de brindes e lanche partilhado para as mulheres da comunidade.

Na Sede a abertura das atividades acontecerá no dia 19 de outubro das 8h às 13h no centro Municipal Dr. Humberto Saleme do Valle (Campinho). Haverá coleta do exame citopatológico do colo uterino e exame clínico da mama, palestra sobre câncer de mama e colo útero, palestra do programa saúde menta “sejam generosas com vocês mesmas’, solicitação de mamografias vacinação para sarampo e muito mais. Também neste dia às 7h30 haverá palestra sobre doenças osteoarticulares e após o café atendimento com as fisioterapeutas.

A Unidade de Saúde da Família em Pedra Azul receberá no dia 20 de outubro as mulheres na comunidade São Floriano das 8h às 16h. Além da palestra “Câncer de Mama” haverá verificação da pressão arterial e glicose, sorteio de brindes e mesa de café da manhã.

Em Soído haverá palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero com o grupo da terceira idade da comunidade no dia 21 de outubro, às 13h.

A Unidade de Saúde de Paraju terá suas atividades no dia 25 de outubro das 7h às 12h. Após a abertura haverá a benção dos pastores, palestra educativa com o odontólogo Renan Camilato e enfermeira Rosiani Kuster, o café rosa e outras atrações.

A comunidade de Santa Isabel terá as atividades realizadas no dia 26 de outubro das 8h às 14h no salão da Igreja Católica. Palestra, agendamento de preventivo, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e também diversão.

Programe-se!

Aracê
Data: 05 de outubro (Sábado)
Local: Centro Comunitário da Igreja Católica de Barcelos