Prefeitura inaugura nova Escola Pluridocente Fazenda Schwambach, em Melgaço

• Terça, 22 Outubro 2019 11:45
  • Publicado em Governo

A Prefeitura de Domingos Martins inaugurou no último dia 17 a tão esperada Escola Municipal Pluridocente (EMPEF) Fazenda Schwambach, localizada no distrito de Melgaço. A escola vai atender crianças da comunidade desde a Educação infantil até ao 5º ano do Ensino Fundamental. Na inauguração estiveram presentes várias autoridades, alunos da escola e membros da comunidade. Durante a festividade as crianças apresentaram a bandeira e hino da escola, criados por eles mesmos.

IMG 6499 1 IMG 6537 1 IMG 6506 1

A escola está localizada em um terreno doado pela família Schwambach, que sempre acreditou na educação. A estrutura possui duas salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca, uma sala para professores com banheiro e depósito de material didático, cozinha, despensa de alimentos, área de serviço, depósito para material de limpeza, refeitório, escovário, e três banheiros para alunos, sendo um deles adaptado para portadores de necessidades especiais.

IMG 6479 2 IMG 6472 IMG 6484 2

O prefeito Wanzete Krüger iniciou sua fala pedindo permissão às demais autoridades presentes para saudar as crianças, alunos da escola. Parabenizou aos membros da comunidade que deixaram de lado suas atividades e lavouras para estarem ali. “Estou muito feliz! Feliz com vocês pais, vocês comunidade que dão tanto valor a uma obra importante para a comunidade e para as crianças”. Ele também agradeceu à família Schwambach que doou o terreno e à equipe que o ajuda na administração para melhor investimento das finanças.

IMG 6611 3 IMG 6540 3 IMG 6568 3

Dona Angelina Wellmer Schwambach foi a fundadora da escola e durante 26 anos ensinou toda comunidade. Durante a inauguração ela radiava felicidade e orgulho ao ver pais, mães e alunos juntos no grande evento. O desejo de dona Angelina para os alunos é que “aprendam bem, bastante, que gostem e vir aqui como muitos gostaram na minha época. Muitos na minha época, depois que saíram da 4a série queriam continuar mas não havia como”, finalizou.

IMG 6516 4 IMG 6509 4 IMG 6512 4

De acordo com a professor e administradora da escola, Eleuza Braun Loose, a comunidade está feliz por receber uma obra tão grande, tão bonita e que vai atender todas as expectativas. “A escola é importante para todos, formando cidadãos conscientes, valorizando a cultura local e proporcionando uma boa aprendizagem graças a equipe família X escola.” E conclui: Nós somos uma comunidade pequena no município mas estamos recebendo um grande presente desta administração e com isto, pretendemos retribuir mostrando as nossas qualidades, e nossos resultados também de volta para o município.”

IMG 6487 IMG 6558 2 IMG 6554

A secretária de Educação e Esporte, Adenilde Stein Silva falou sobre a importância da escola. “Todos nos estamos emocionados porque essa escola é um sonho que sonhamos juntos. O prefeito Wanzete Krüger tem feito a diferença na educação, porque ele credita na educação e faz questão de oferecer o melhor para as nossas crianças, que não são só nosso futuro, mas são nosso presente. Estamos no mês de outubro em quê comemoramos o dia da criança, e penso que não teria presente melhor para entregarmos a essas crianças, que é uma escola com essa qualidade”.

IMG 6560 IMG 6620 IMG 6622

Adriele Braun Scwambach faz parte da comunidade e tem um filho de 9 anos que estuda na escola. Muito empolgada ela falou da importância da escola para o futuro de seu filho e demais crianças. “é uma sensação de sentir a criança mais protegida. Desejo que ele estude bem, aprenda muito e tenha uma boa profissão no futuro”.

• Última modificação em Quinta, 24 Outubro 2019 09:34