Secretaria realiza revisão de documentos para o Conselho Estadual de Educação

• Quinta, 24 Outubro 2019 10:33
  • Publicado em Educação

A Secretaria de Educação e Esportes de Domingos Martins está fazendo a revisão de Documentos importantes para o recredenciamento das unidades de ensino perante o Conselho Estadual de Educação.

comunicado 1 comunicado 2 comunicado 3

A ação é desenvolvida dentro do programa de formação continuada e revisa os seguintes documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Programa de Avaliação Institucional (PAI); Regimento; Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo do ES.

Como atividade prática da formação, os professores analisaram os conhecimentos de cada ano/etapa do Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins para realizar o alinhamento conforme os documentos oficiais da política educacional nacional e estadual.

Para sistematizar esses conhecimentos, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte convidou diretores, professores e pedagogos que atuam nas escolas municipais para realizar este trabalho, considerando que os mesmos realizam na prática o que propõem o Documento Municipal desde o ano de 2016.

Entre os dias 07 e 18 de outubro o grupo esteve reunido na Secretaria de Educação para fazer o trabalho de alinhamento curricular, com um olhar cuidadoso da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental.

O Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins, produzido coletivamente com os professores nos anos de 2014 a 2016, tem características peculiares, carrega a identidade do professor, dos estudantes e da comunidade escolar de modo geral. Por este motivo, foram realizadas adequações dos conhecimentos ao Currículo do Espírito Santo e à Base Nacional Comum Curricular, mas manteve-se os princípios existentes tendo como abordagem teórica a perspectiva sócio-histórica-cultural; pautado em práticas contextualizadas; com metodologia de mediação dialética; compreendendo o professor como intelectual transformador, com vistas a formação de sujeitos leitores e produtores de texto com consciência crítica.

A formação continuada para este ano considerou a resolução do CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica que no artigo 7º especifica:

“Os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou redes escolares de acordo com a LDB, as diretrizes curriculares nacionais e o atendimento das características regionais e locais, segundo normas complementares estabelecidas pelos órgãos normativos dos respectivos Sistemas de Ensino.

Parágrafo único. Os currículos da Educação Básica, tendo como referência a BNCC, devem ser complementados em cada instituição escolar e em cada rede de ensino, no âmbito de cada sistema de ensino, por uma parte diversificada, as quais não podem ser consideradas como dois blocos distintos justapostos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas como um todo integrado.”