Bandeira e Hino da EMPEF Fazenda Schwambach são apresentados durante inauguração

• Sexta, 01 Novembro 2019 09:57
  • Publicado em Educação

A Escola Municipal Pluridocente (EMPEF) Fazenda Schwambach, em Melgaço que foi inaugurada no último dia 17, apresentou durante a cerimonia de inauguração a bandeira criada através de um concurso entre os alunos.

bandeira emef faz schwambach 1 1 bandeira emef faz schwambach 1 2

Segundo a professora e administradora da escola, Eleuza Braun Loose, a ideia de se criar uma bandeira personalizada pelos alunos veio da reflexão sobre a importância da escola para a comunidade. “A escola sabendo do evento da inauguração, fez estudo e pesquisa sobre bandeira do Município, Estado e País, além de outros símbolos (Hino e Brasão)”.

Os alunos foram incentivados a participar do concurso e aproveitaram as aulas de artes para trabalhar nos desenhos. As instruções recebidas eram de que a nova bandeira deveria representar a cultura, a natureza e a importância da escola para a comunidade. Depois dos desenhos prontos foi realizada uma pré seleção feita pelos professores da escola.

Para não cometer nenhum tipo de injustiça e preferência, a escolha do desenho vencedor ficou a cargo da Secretaria da Educação. “A escola enviou 16 trabalhos para Secretaria da Educação. Eles nos retornaram com a vencedora. A selecionada foi apresentada às turmas com seus significados. Todos gostaram dizendo essa é nossa bandeira!”, concluiu Eleuza.

O desenho vencedor pertence à aluna do 5º ano, Mayara Hiffner Klippel, de 10 anos. O significado dos símbolos e cores da bandeira são: os ramos representam as matas da comunidade; o livro representa o aprendizado; o girassol é o símbolo das escolas campesinas; a caneta representa o desempenho; o branco representa a paz; o azul representa o imenso céu e as raízes da cultura Pomerana; o vermelho representa o amor e a união entre todos os participantes da comunidade escolar.

Hino da escola

No dia da inauguração os alunos cantaram o hino que foi escolhido como sendo o oficial da escola. A escolha do hino se deu através uma pesquisa dos professores e ensaiado com os estudantes. Ele retrata a garra e o apreço que tanto alunos quanto professores têm pela EMPEF Fazenda Schwambch.

Música: Nossa escola

LAIA, LAIA, LAIA, LAIA, LAIA, LAIA, LÁ LÁ LÁ LÁ LÁ

Nossa escola é da comunidade,
Vamos todos nos orgulhar;
Sua base é a grandeza com o ensino que engrandece o país.
Aprendemos e fazemos,
Convivemos sendo um só coração

Vamos pra frente,
Somos a nação,
Com a nossa escola que nos dá a mão.
Vamos pra frente,
Somos a nação,
Com a nossa escola que nos dá a mão.

Parabéns à nossa escola
Sua história nos valeu,
Suas páginas de glória,
Integradas no futuro do Brasil.
Parabéns à nossa escola
Nossa trajetória cumprirá…

Hoje sou eu, amanhã você,
Ou quem sabe um dia um filho meu.
Hoje sou eu, amanhã você,
Ou quem sabe um dia um filho seu.

(1 Voto)
  • Última modificação em Segunda, 18 Novembro 2019 11:11