Dentistas de Domingos Martins, fazem curso para melhor diagnosticar o Câncer bucal

• Sexta, 20 Dezembro 2019 10:23
  • Publicado em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma equipe de profissionais de Odontologia do município para participar de um curso na Escola Técnica do SUS - ETSUS de Vitória, sobre estratégias de controle do câncer de boca no Espírito Santo, realizado no último dia 6 do presente mês.

Estudos apontam que é grande a incidência deste tipo de tumor na região. Por isto, no início do curso foi aplicado um amplo questionário sobre câncer de boca com diversos casos clínicos, para avaliar o grau de conhecimento e atualização dos cirurgiões-dentistas presentes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, considerando os fatores de risco e o número elevado de câncer de boca em nosso município, é extremamente importante que os cirurgiões dentistas estejam aptos a diagnosticar lesões suspeitas e encaminhar corretamente os pacientes para realização de biópsia ou acompanhamento do caso. “Por meio desse curso tornou-se mais simples e eficaz lidar com essas situações na nossa rotina de trabalho”, declarou o secretário da saúde no município, Adimar Alves de Sousa.

Um dos palestrantes do dia, Dr. José Roberto de Podestá, destacou a importância do cirurgião dentista no diagnóstico precoce da doença. Reforçou os conhecimentos por meio de uma aula sobre câncer de boca e no decorrer da palestra, expôs casos clínicos a fim de orientar o diagnóstico de lesões suspeitas e diagnóstico diferencial. Outro aspecto destacado pelo palestrante foi a causa e fatores de risco do câncer de boca.

Para um melhor atendimento a Rede de Atenção Bucal do Espírito Santo, divide o acesso ao serviço da seguinte maneira: o usuário faz o primeiro contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS); o profissional cirurgião-dentista avaliará a cavidade bucal e, identificando uma lesão com potencial cancerígeno, poderá realizar a biópsia na UBS ou encaminhar para o centro de Especialidade Odontológica (CEO).

Os profissionais que participaram do curso foram: Luiza Neves das Chagas- ESF Ponto Alto; Rafaela Schroeder Zibel- UBS Alto Tijuco Preto; Christiane da Silva Cunha- ESF Tijuco Preto e Rayane Del Puppo Haese - ESF Pedra Azul.

• Última modificação em Sexta, 20 Dezembro 2019 11:07