Alerta para o combate do mosquito Aedes aegypti

• Quarta, 22 Janeiro 2020 09:48
  • Publicado em Saúde

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins alerta a população para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. O mosquito se reproduz durante todo o ano, mas é durante o verão que ele se prolifera ainda mais por causa das constantes chuvas e das temperaturas mais altas. A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade de Saúde mais próxima em caso de suspeitas.

Somente em 2019 o município confirmou 16 casos de dengue e um de chikungunya. Neste ano, até o momento, ainda não há registro de caso de dengue, mas a Vigilância Ambiental já começou os trabalhos de inspeção, orientação e instalação de armadilhas em pontos de focos. Há registro de focos positivos na Sede, em Ponto Alto e em Pedra Azul.

De acordo com a Vigilância Ambiental, o trabalho é feito regularmente por rotina ou demanda, cabe à população ficar atenta e cuidar fazendo cada um a sua parte. A orientação é verificar se existe água parada em qualquer lugar. É importante fazer vistorias e limpeza no quintal e dentro de casa e não deixar objetos como garrafas e copos acondicionados de forma a acumular água. Outros locais como o reservatório que fica atrás da geladeira e sanitários da área de serviço também merecem atenção permanente. O lixo deve ser acondicionado de forma correta e depositado nos dias e horários estabelecidos pela Prefeitura.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia da Silva Aguiar, orienta às pessoas suspeitas de estarem infectadas com o vírus da dengue para a sorologia que pode ser feita em qualquer Unidade de Saúde. “Os sintomas básicos são dor no corpo, mancha na pele, vomito, náusea e diarreia. É imprescindível beber muito líquido e bastante repouso”, conclui Patrícia.

Verão sem dengue

Para quem quer curtir as férias neste período de verão, a orientação é fazer um cheklist antes de sair de casa, lembrando-se de fechar as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, de fechar os ralos dos banheiros e de guardar a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.

Checklist

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Outras dicas:

- Pratos de vasos de plantas devem ser eliminados;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas protegidas da chuva;
- Latas, baldes e outros frascos devem ser guardados com boca para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro;
- Pneus devem ser furados e guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos e descartados;
- Cuidados especiais com as plantas que acumula água, como bromélias e Espada de São Jorge: ponha água só na terra;
- Mantenha limpos quintais, áreas ao ar livre e calhas.

*Com informações da SESA - Secretaria de Estado da Saúde.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quarta, 29 Janeiro 2020 09:53