Grupo terapêutico faz encerramento recebendo incentivo à autoestima

• Sexta, 28 Fevereiro 2020 15:01
  • Publicado em Saúde

No último dia 13, a coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Domingos Martins encerrou mais um ciclo do grupo terapêutico de mulheres da unidade. Na ocasião, as componentes do grupo, carinhosamente chamado de “Mulheres Guerreiras Restaurando Sonhos”, participaram de uma tarde de informações, reflexões e momentos para desenvolver a autoestima.

Saúde Mental 1 Saúde Mental 2 Saúde Mental 3

O grupo foi conduzido a reflexões por meio de atividades que haviam sido desenvolvidas por elas ao longo dos sete meses de trabalho. A técnica em nutrição, Fernanda Caliman, falou sobre o pertinente tema da Reeducação Alimentar. De acordo com a organização do evento, “a atenção das mulheres durante a palestra foi um bom termômetro para identificar o quanto havia de carência e interesse em relação ao tema”.

Com objetivo de fortalecer a identidade e incentivar a busca daquilo que há de mais belo nas participantes, foi proporcionado a elas um pequeno ensaio fotográfico, ofertado pelo voluntário Flaviano Schneider. O ensaio foi carinhosamente apelidado de “momento batom” pela psicóloga, Regiane Holz. Para fechamento da tarde, todas compartilharam um lanche, ao som de violino.

Organizado pelas técnicas em Saúde Mental, as psicólogas Cristiane Martins e Regiane Holz, o evento é uma parceria entre a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão.

Os grupos terapêuticos são formados após uma triagem feita pela assistente social e/ ou por um profissional psicológico. Eles são grupos são de: adolescentes, mulheres, idosos, dependência química, esquizoamigos (esquizofrênicos e outros transtornos graves) e tabagismo. Atualmente a Saúde Mental desenvolve os grupos na Sede e também no interior em Paraju, Ponto Alto, Melgaço e Tijuco Preto.

• Última modificação em Quarta, 04 Março 2020 11:00