Programa Saúde da Mulher contabiliza atendimentos realizados

• Terça, 10 Março 2020 10:26
  • Publicado em Saúde

A saúde feminina é uma das prioridades do município de Domingos Martins. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (PAISM) vem prestando diversos atendimentos significativos às Martinense. Ele é direcionado à população feminina acima de quinze anos e funciona em todo o município. As atividades realizadas compreendem ações de prevenção de doenças, promoção de campanhas educativas e participação em eventos direcionados à mulher.

Entre os serviços prestados nas Unidades de Saúde estão as consultas médicas e de enfermagem, exames diversos, preventivo, mamografias e ultrassom das mamas. O número de mulheres atendidas em 2019 para exames de mamografia foi de 792. Neste ano de 2020, até o momento, já foram realizadas mais de 200 mamografias.

Os preventivos, ideais para a detecção de câncer do colo do útero, totalizaram no ano passado 2.916 atendimentos. Neste ano, este tipo de exame já passa dos 846 realizados. “A cidadã martinense que necessitar de atendimento pode procurar a unidade de saúde mais próxima. Ela terá acesso aos variados serviços, durante toda a semana, de acordo com a programação de cada unidade” informa a enfermeira e responsável técnica do PAISM, Rosiani Kuster.

O programa é dividido em subprogramas:

Preventivo de Câncer de Mama e Cérvico Uterino
Tem como objetivo principal a orientação e a prevenção dos cânceres de mama e útero. As ações são baseadas em reuniões educativas, coleta de preventivos em todas as Unidades de Saúde e marcação de consultas ginecológicas.

Pré-Natal
Neste subprograma, as futuras mamães participam de reuniões educativas, pré-requisito para a consulta médica. São seis encontros durante os noves meses de gravidez, onde as gestantes recebem orientação sobre a importância do pré-natal, direitos sociais das gestantes, DST/Aids, fases da gestação, tipos de parto, cuidados com o bebê, com a alimentação e com a saúde bucal. Gestantes que realizaram o pré-natal com profissionais que não são da rede municipal também podem participar.

Planejamento Familiar
O Programa Planejamento Familiar realiza reuniões educativas onde são apresentados os vários métodos contraceptivos garantidos pelo SUS. As palestras são ministradas por profissionais de saúde e acontecem mensalmente na Secretaria Municipal de Saúde.

Informações:(27) 3268-2041

Unidade de Saúde Argeu Ewald (Posto de Saúde)
Endereço: Av. Presidente Vargas, 865, centro
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
Serviços oferecidos: Consultas básicas, exames laboratoriais e assistência farmacêutica.

Unidade de Saúde de Alto Paraju
Endereço: Alto Paraju, s/nº - Distrito de Paraju
Telefone: (27) 99722-3523
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
Serviços oferecidos: Procedimentos de enfermagem, coleta de exames, imunização, consultas básicas e de especialidade, atendimento odontológico, atendimento de fisioterapia, atendimento psicológico.

Unidade de Saúde de Alto Tijuco Preto
Endereço: Alto Tijuco Preto, s/nº - Distrito de Paraju
Telefone: (27) 99842-3021
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
Serviços oferecidos: Procedimentos de enfermagem, coleta de exames, imunização, consultas básicas, atendimento odontológico, atendimento de fisioterapia, atendimento psicológico.

Unidade de Saúde Adolpho Pizzol – Barcelos

Endereço: Ponto Alto, s/nº - Distrito de Paraju
Telefone: (27) 3249-5034

Unidade de Saúde de Santa Isabel