Coronavírus: Sem casos registrados, município está atento

• Quinta, 12 Março 2020 11:08
  • Publicado em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde reunirá profissionais de saúde da rede municipal e do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), para uma reunião nesta sexta-feira, às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde, para alinhamento e definição de estratégias de enfrentamento do Coronavírus. Mesmo não tendo nenhum caso suspeito ou registrado no município, o trabalho terá o foco na prevenção e na preparação da rede para o possível atendimento de casos.

“O município está atento. Sabendo da seriedade do assunto vamos repassar aos munícipes as orientações do Ministério da Saúde quanto aos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus”, detalha o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.

A Prefeitura também vai iniciar nos próximos dias uma campanha de conscientização em todas as unidades de saúde, com distribuição de material informativo e orientações, a toda a população. Na reunião prevista para amanhã (13) outras ações e iniciativas serão definidas junto aos profissionais de saúde.

“É importante destacar que não temos nenhum caso registrado ou suspeito no município, mas é fundamental que a população esteja informada e adote todas as medidas preventivas o quanto antes. A prevenção é sempre o melhor caminho, não só para o novo coronavírus, mas para todas as doenças respiratórias”, complementa o secretário.

Como se prevenir

- Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Fique em casa quando estiver doente;

- Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;

- Mantenha os ambientes bem ventilados;

- Não compartilhe objetos pessoais.

Sintomas

- Febre;

- Tosse;

- Dificuldade para respirar;

- Além desses, outros sintomas como cansaço, dores, corrimento e congestão nasal, dor de garganta e diarreia podem ocorrer.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

* Com informações do Ministério da Saúde

(1 Voto)