Homenagem às mulheres no município foi realizada na Biblioteca

• Sexta, 13 Março 2020 13:49
  • Publicado em Educação

As comemorações do Dia Internacional da Mulher continuam em Domingos Martins. Ontem (12) a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão reuniu diversas mulheres de todo o município para uma programação especial. A ação foi uma realização das Secretarias de Educação e Esportes, por meio da biblioteca, e de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para começar, elas foram recebidas com um café da manhã especial, ao som de violino, e durante toda manhã estiveram envolvidas em outras atividades como contação de histórias, sorteio de brindes e dança circular.

cafe manha 1 cafe manha 2
cafe manha 3 cafe manha 4

O café da manhã foi algo novo para muitas das participantes. Enquanto apreciavam as delícias postas à mesa, o primeiro concertino da Orquestra Jovem do IFES - Campus Vitória, Franz Haese Neto, tocou diversas músicas explicando no início de cada uma delas a estória que a envolve.

publico 1 publico 2
publico 3 publico 4
publico 5 publico 6

Durante o evento, a bibliotecária Ana Maria Silva apresentou a ideia do projeto de “Empoderamento de meninas e mulheres do município”. O foco da iniciativa é trabalhar temas como a violência contra mulheres e o papel da Biblioteca na melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.

dona hilda 1 dona hilda 2

“Estamos buscando aqueles que desejam apoiar e trabalhar no projeto, que deverá ser desenvolvido com a participação de voluntários”, detalhou Ana Maria.

Na homenagem às mulheres teve também contação de histórias pela escritora Neuzamaria Kerner e pela pedagoga Maria de Oliveira Rodrigues Fardin. O momento do sorteiro foi uma grande descontração com produtos recebidos de diversos doadores. No final da manhã, as participantes desfrutaram de momento especial com a Dança Circular facilitado por Juliana Sant’Ana.

dança 1 dança 2
dança 3 dança 4

Para a participante do programa, Angela Denicoli, ter participado dessa homenagem foi uma experiência importante por inserir no contexto as mulheres do campo.“Elas são pessoas que historicamente têm problemas de violência, sofrem problemas de discriminação, tem pouco acesso à educação, aos meios até mesmo de transporte, de comunicação e de lazer. Eu percebi que foi uma oportunidade grande para elas. Vi que elas adoraram”.

• Última modificação em Segunda, 16 Março 2020 11:15