Notícia sobre casos confirmados de coronavírus em Domingos Martins é falsa

• Quinta, 19 Março 2020 14:11
  • Publicado em Administração

A Prefeitura Municipal de Domingos Martins e a Vigilância em Saúde informam que até hoje (19) o município NÃO tem casos confirmados do novo coronavírus (COVID – 19), porém já há registro de casos SUSPEITOS, que estão em investigação no Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen). As amostras ainda não foram processadas, portanto o município está aguardando os resultados. Portanto, as informações que estão circulando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp SÃO FALSAS.

A Prefeitura de Domingos Martins faz um apelo a toda a população para que não compartilhe informações falsas. No momento oportuno e havendo real necessidade, o município vai se pronunciar, as informações serão divulgadas pelos CANAIS OFICIAIS da Prefeitura:
www.domingosmartins.es.gov.br / facebook.com/DomingosMartins.DM/ instagram.com/prefeituradomingosmartins/

Neste momento o que todos nós precisamos é ter responsabilidade e comprometimento na luta para combater o vírus. AJUDE COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTENÇÃO. A ORIENTAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE É PARA QUE AS PESSOAS PERMANEÇAM EM CASA, PRINCIPALMENTE IDOSOS, GESTANTES E CRIANÇAS.

A liberação das aulas não significa a circulação em parques, praças, locais de aglomeração. A ORIENTAÇÃO É FICAR EM CASA! SEJAMOS RESPONSÁVEIS CONOSCO E COM O PRÓXIMO!
As medidas de segurança e o isolamento DEVEM SER CUMPRIDOS, independentemente da confirmação de casos.

A Vigilância em Saúde orienta ainda:
- Se estiver em estado gripal brando, FIQUE EM CASA, e entre em contato VIA TELEFONE com a Vigilância em Saúde: (27) 3268-1354. Em breve outros números serão divulgados para atendimento.
- Procure o HOSPITAL SOMENTE EM CASOS DE SINTOMAS GRAVES.

COMO SE PREVENIR?
- Lavar as mãos: a lavagem frequente das mãos é a principal recomendação preventiva;
- Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez;
- Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar;
- Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção);
- Evitar tocar olhos, boca e nariz; o vírus entre no corpo, gerando infecção. Essas regiões do corpo têm mucosas.
Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas
- Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais;
- Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
- Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas;
- As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.
Álcool gel e máscaras
- O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão;
- As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.

• Última modificação em Segunda, 23 Março 2020 17:27