Vacina para caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo

• Terça, 07 Abril 2020 14:24
  • Publicado em Saúde

O Ministério da Saúde fez mudanças para a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Além dos grupos prioritários já definidos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também entram na lista dos que serão imunizados a partir do dia 16 de abril.

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, esse grupo de profissionais deve ser vacinado independente do município de residência, uma vez que transitam por todo o País, cabendo ao território organizar e facilitar o acesso deles às vacinas. Os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta fase, devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos

Passam a fazer parte da segunda fase para serem imunizados: portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mediante comprovação médica); caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários. Destaca-se também que está sendo antecipada a vacinação para os grupos de funcionários do sistema prisional.

Professores

Informa-se que os professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha com início no dia 09 de maio de 2020. Se apresentaram doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase, mediante comprovação médica.

Os demais integrantes do grupo são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas(até 45 dias após o parto), povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde antecipou em três semanas a realização da 22a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, a fim de proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude dessa nova doença.

• Última modificação em Sexta, 17 Abril 2020 16:45