Prefeitura fiscaliza uso obrigatório de máscaras conforme decreto estadual

A prefeitura de Domingos Martins vai fiscalizar o uso obrigatório de máscaras pela população fora do ambiente residencial seguindo o decreto de número 4636-R e a Portaria da Secretaria de Saúde (SESA) nº 068-R do Governo Estadual, publicado no Diário Oficial. Essa fiscalização será feita em forma de ações nas ruas para orientar estabelecimentos comerciais, moradores da região e turistas.

A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária que aconteceu na tarde desta segunda-feira (20) e que teve a presença do prefeito Wanzete Krüger, dos secretários municipais e da equipe da saúde.

reunião feriado

O decreto do governo estadual, criou um mapeamento de risco para que fossem estabelecidas orientações para o enfrentamento do novo coronavírus. Com isso, várias medidas foram estipuladas. Nesse mapeamento, Domingos Martins foi considerado município de risco moderado.

Uma dessas medidas é a reabertura do comércio que funcionará de 10 às 17 horas. Contudo, os estabelecimentos comerciais terão que seguir medidas de segurança como a higienização frequente do local, o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes, além de respeitar o espaço de um cliente por metro quadrado. Bares deverão permanecer fechados até 30 de abril.

A prefeitura está estudando a implantação de barreiras sanitárias no município, já que será uma medida que exigirá a mobilização de vários profissionais e equipamentos da saúde, devido à grande extensão territorial do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que disponibilizou quatro telefones de plantão que funcionam todos os dias de 7h às 19h onde médicos estão disponíveis para tirar todas as dúvidas dos moradores do município.

Veja os telefones abaixo:

99786-2370 / 99661-8489 / 99756-6817 / 99831-8861

Caso confirmado

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em Domingos Martins, no distrito de Aracê. A prefeitura assegura que não há motivo para pânico e sim de prevenção: todos devem evitar aglomerações, respeitar à distância entre pessoas, usar máscaras e lavar sempre as mãos ou utilizar o álcool em gel. Idosos e pessoas que estão dentro do grupo de risco devem permanecer em casa. Quem puder, fique em casa.

A Vigilância em Saúde vai continuar divulgando, diariamente, boletins informando a quantidade de casos suspeitos, confirmados e descartados. Os boletins estão sendo publicados nas páginas do Facebook e no Instagram da Prefeitura.

Medidas

Durante a reunião também foram estipuladas a continuidade de algumas medidas para o combate ao coronavírus. Confira:

- Divulgação de informativo para a população em carro de som e distribuição de panfletos educativos;

- Higienização de ruas e abrigos de ônibus;

- A circulação de vans e ônibus de turismo continua proibida no município;

- As repartições públicas municipais continuam funcionando em horário excepcional, de 7h30 às 12h00.

• Última modificação em Segunda, 27 Abril 2020 15:59