Base do Samu em Domingos Martins já está funcionando

• Quinta, 23 Abril 2020 17:07
  • Publicado em Saúde

O Serviço Móvel de Urgência Avançado (Samu 192) começou a operar em uma base na Sede do município de Domingos Martins nesta quinta-feira (23). A estrutura é uma obra da prefeitura e fica localizada logo depois do pórtico de entrada da Sede do município. Uma ambulância ficará disponível 24 horas no local.

Durante a manhã aconteceu uma sessão de solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, onde o governador Renato Casagrande anunciou a expansão do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O prefeito Wanzete Krüger e a Gerente da Regulação e Atenção Especializada Zuleide Cardozo estiveram presentes junto com quatro prefeitos de municípios que também foram contemplados com a expansão Samu.

Webp.net resizeimage Webp.net resizeimage 1

A primeira equipe da nova base do Samu começou o seu plantão às 12 horas. O motorista socorrista Rafael Ferreira, o médico socorrista Rafael Veronesi Dias e a enfermeira socorrista Marcele Mees ficaram impressionados com a estrutura da base que conta com camas para descanso, sala com sofá e uma pequena cozinha para refeições além de computador e Wifi.

equipe samu

Para marcar o início das atividades do Samu na base, estiveram presentes no local o prefeito do município, Wanzete Krüger, a Gerente da Regulação e Atenção Especializada, Zuleide Cardozo, o secretário de Obras e Serviços Elizandro Belshoff e a secretária Municipal de Saúde interina Patrícia da Silva Aguiar. A convite do prefeito, o padre Hélcio Grespan realizou uma oração e abençoou a base e a ambulância.

padre padre 3
padre 2 padre 4

A população pode acessar os serviços do Samu que atua na base do município pelo telefone 192. No entanto, a Gerente da Regulação e Atenção Especializada Zuleide Cardozo explica que esse serviço irá atender somente os casos de grande gravidade. “Este serviço poderá fazer o transporte de pacientes para outros hospitais o que será de grande ajuda, principalmente neste momento que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus”, afirmou Zuleide.

todos fachada

A base levou 112 dias para ficar pronta e custou R$ 116.830,03. A partir de agora, os custos de manutenção e serviços da base serão divididos por três partes: União, Estado e Município seguindo uma determinação da Portaria do Ministério da Saúde nº 1.864/2003.

• Última modificação em Segunda, 27 Abril 2020 09:41