Coronavírus: Prefeitura começa a multar estabelecimentos que não respeitaram restrições

• Quinta, 30 Abril 2020 11:53
  • Publicado em Saúde

A equipe de fiscalização da Vigilância em Saúde já começou a multar estabelecimentos comerciais que não estão seguindo as restrições de horários e as medidas de segurança para o combate do coronavírus previstas em Decretos Municipais e Estaduais. Na Sede do município, três estabelecimentos foram multados ontem.

Segundo a Vigilância em Saúde, as fiscalizações serão intensificadas por conta do feriado do dia 1° de Maio. A equipe de fiscalização atenderá no Disque Aglomeração – Telefone: 99837-3889 – e ainda percorrerá regiões do município, abordando os estabelecimentos comerciais e pessoas que estiverem sem usar máscaras nas ruas.

A Vigilância em Saúde, explicou que os estabelecimentos serão, numa primeira vez notificados, e se houver reincidência, serão multados. A Polícia Militar também dará apoio às ações caso for necessário. Também serão fiscalizadas a restrições do número de pessoas em pontos turísticos como a Rua de Lazer, na Sede e na Rota do Lagarto, em Pedra Azul. A interdição de Praças continuam.

Horários

O Decreto Normativo nº 3.564/2020 prevê a restrição do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais no município. Nele, está previsto que estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar de segunda a sexta de 10 às 17 horas e aos sábados de 8 às 12 horas. Já restaurantes, cafeterias, lanchonetes e similares, poderão funcionar, para atendimento interno ao público, de segunda a sexta, de 10 às 16 horas e nos finais de semana e feriados de 11 às 16 horas.

Os estabelecimentos comerciais também devem seguir medidas de segurança para combater o coronavírus. Confira algumas delas abaixo:

- Limitação da entrada de clientes para que não haja aglomeração no local;
- Utilização de faixas ou marcações para assegurar a distância mínima de 1,5 metros entre clientes para o caso e formação de fila de espera para acesso ao estabelecimento;
- Higienização de carrinhos e cestas antes e depois da utilização dos mesmos pelos clientes.
- Fornecimento de máscaras para todos os funcionários;
- Disponibilização de álcool em gel 70% dentro dos estabelecimentos.
- Execução da limpeza frequente de superfícies e objetos como balcões, bancadas, balanças, maçanetas, corrimões, interruptores, máquina de cartão e outros itens tocados com frequência.

• Última modificação em Sexta, 08 Maio 2020 11:26