Campanha Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes/2020, é totalmente virtual

Devido o enfrentamento ao coronavírus, a campanha anual contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que teve início no dia 1º de maio, será totalmente virtual em Domingos Martins. Durante todo o mês diversas peças e vídeos serão compartilhados nas redes sociais com o objetivo de alertar as pessoas sobre o tema e também divulgar os canais de denúncia.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Comissão Municipal do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (COMPETI-DM), elaborou diversas peças e vídeos alusivos ao tema que serão compartilhados nas redes sociais durante todo o mês de maio.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Uma das ações de destaque é o levantamento da tag #FAÇABONITODM com a troca da foto dos perfis das redes sociais pelo símbolo da campanha.

A violência sexual é uma violação dos direitos das crianças e adolescentes, na forma de abuso ou exploração sexual, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Em Domingos Martins, o CREAS é o órgão social que acompanha os casos em que ocorre a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Por meio de atendimento especializado, vítimas e familiares têm à disposição uma rede de serviços que incluem orientação jurídico social e psicológica, entre outros.

Caso Araceli

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque é data também de um dos mais bárbaros crimes cometidos contra crianças. Ocorrido em 1973, a menina Araceli, 8 anos, foi seqüestrada, brutalmente abusada e assassinada por jovens de classe média de Vitória, no Espírito Santo. Em todo o País, são realizados atos de mobilização social para conscientizar a população sobre a importância da denúncia e estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento a esse tipo de violência.

Denuncie
Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater! Faça Bonito e Disque 100 e Conselho Tutelar (27) 3268-1910.

• Última modificação em Sexta, 15 Maio 2020 11:30