Servidores da prefeitura abordam mais de 13 mil pessoas em Campanha Educativa

• Sexta, 08 Maio 2020 12:13
  • Publicado em Saúde

Mais de 13 mil pessoas já foram abordadas por servidores da prefeitura de Domingos Martins pela Campanha Educativa. O objetivo da Campanha era conscientizar moradores e turistas sobre os cuidados que devem ser tomados para combater a pandemia do coronavírus. Neste final de semana mais ações da Campanha irão acontecer.

Nas ações, os servidores entregam um folder educativo e explicam sobre o uso obrigatório de máscaras, os cuidados com a higiene pessoal, a necessidade de realizar o distanciamento social e também alertam que já existem casos confirmados de coronavírus no município. "As Campanhas Educativas são importante para alertarmos as pessoas com sintomas gripais de forma precoce. Assim, você faz as recomendações e orienta como se proteger e quais os principais sintomas do coronavírus”, explica a secretária interina de saúde Patrícia Aguiar.

Campanha 1 Campanha 2 Campanha 6

Cerca de 500 estabelecimentos comerciais, que estão autorizados a funcionar, também receberam a visita dos servidores e de agentes da Vigilância Sanitária. As ações no comércio irão continuar. O objetivo é orientar os comerciantes sobre as medidas para o enfrentamento do coronavírus como a restrição do horário de funcionamento e os cuidados com a higiene. Restaurantes, lanchonetes, cafeterias e similares não podem vender bebidas alcoólicas para o consumo interno nos locais. Bares não podem abrir.

Campanha 4 Campanha 5

Caso descumprirem as medidas previstas em Decretos municipais e estaduais, os estabelecimentos comerciais podem sofrer punições como multas e até interdições.

Disk aglomeração

Os moradores podem fazer a sua parte denunciando aglomerações e estabelecimentos que estão funcionando de forma irregular no telefone do Disk Aglomeração – (27) 998373839 - disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O serviço funciona de 8 às 19 horas.

Após receber a informação a central do Disk Aglomeração registra a ocorrência em boletim especifico da Vigilância Sanitária constatando as informações repassadas. Depois as informações são transmitidas aos agentes de Vigilância em Saúde e Fiscais Sanitários, que são responsáveis pela fiscalização e análise das ocorrências e adoção das medidas cabíveis em cumprimento ao Decreto Municipal nº 3566/2020. A Polícia Militar pode ser acionada para ajudar na ocorrência, dependendo do caso.

• Última modificação em Quarta, 13 Maio 2020 09:34