Projeto Barragem Legal: Prefeitura disponibiliza máquinas para baixar custo de obras

• Quinta, 14 Maio 2020 08:16
  • Publicado em Agricultura

O Projeto Barragem Legal agora conta com máquinas da prefeitura que foram disponibilizadas para atuar nas construções de barragens de reservas de água para produtores rurais de Domingos Martins. Com isso, os custos da obra ficam mais baixos.

O município é pioneiro na região serrana a oferecer esse tipo de serviço aos agricultores. Além de disponibilizar as máquinas, a prefeitura também doa o projeto da barragem, com isso o produtor consegue ter uma economia de até R$ 3 mil.

O programa foi implementado em maio de 2019 e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural que disponibiliza um profissional para acompanhar todo o processo desde a avaliação de viabilidade até a conclusão da execução do projeto. O Projeto Barragem Legal é válido para produtores rurais cadastrados no PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

De acordo com a secretaria as barragens de reservas de água trazem muitas vantagens para os proprietários de terra como a valorização da propriedade, a facilidade na irrigação e a criação de peixes. O produtor rural Adilson Hollunder, tem uma barragem de porte médio pronta em seu sítio, em Parajú, que foi feita através do projeto. “Uma das vantagens foi que a barragem evitou alagamentos que aconteciam quando chovia muito”, explicou.

Barragem 4 Barragem 3

Já o produtor rural Damião Machado, dono do sítio Caminho da Paz em Ponto Alto, acompanha a barragem sendo construída em sua propriedade e está satisfeito com o dinheiro que economizou tendo a obra sendo feita pelo projeto. “Se eu fosse fazer no lado particular ia ser bem mais ‘salgado’. Onde a gente puder economizar dinheiro é melhor”, disse.

O agrônomo Saulo Ramon Amorim, responsável pelo projeto, afirmou que é possível ter uma redução de 35% a 47% do valor comparado ao custo de se fazer as obras buscando empresas privadas. Ele explicou que a secretaria dá toda a orientação técnica para a construção da barragem como explicar os documentos necessários para iniciar o processo além de fazer visitas nas propriedades para certificar a possibilidade da construção de uma barragem nos locais.

Barragem 5 Barragem 1

Documentos

O produtor rural que tiver interesse em participar do projeto Barragem Legal pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural munidos de cópias da identidade e CPF e certidão atualizada do imóvel. Se o produtor quiser usar as máquinas disponibilizadas pela Prefeitura também será necessário ter a cópia do DAP (Declaração de Aptidão do PRONAF).

• Última modificação em Segunda, 25 Maio 2020 08:55