Profissionais da Educação participam de formações online

• Segunda, 03 Agosto 2020 10:35
  • Publicado em Educação

Considerando o período de distanciamento social que estamos vivendo, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes está fazendo uso, cada vez mais, da tecnologia para potencializar os profissionais do município. Os servidores estão participando de cursos e formações online com o objetivo que de capacitá-los para esta nova realidade de ensino.

Educação 1

Na quinta-feira passada (30), por exemplo, aconteceu o último encontro sobre Educação Inclusiva com o tema: “Interfaces da Educação Especial e Educação do campo”. O minicurso foi uma parceria como Grufopees- (Grupo de Pesquisa “Formação, Pesquisa-Ação e Gestão de Educação Especial”) UFES por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI).

“Há muito tempo sentimos a necessidade de discutir sobre a Educação Inclusiva com todos os profissionais da Rede porque a inclusão perpassa os limites da Educação Especial. Faz-se necessário compreender cada criança a partir do seu contexto.” Completa Gilsara Gonlçalves Guarnier Astori, Coordenadora do CREI.

Os professores de matemática estão participando da formação em Software Geogebra, que teve início no último dia 29 e previsão de término em Dezembro. O Curso é ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins, por meio do Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação.

“Sabemos que a matemática, a álgebra e a geometria são um grande desafio para muitos estudantes. O software Geogebra é livre e gratuito e possibilita, por meio de aplicativos interativos, estimular a criatividade dos estudantes. Este software vem possibilitar novas estratégias de ensino e aprendizagem e ampliar os conhecimentos de geometria, álgebra, cálculo e estatística, permitindo aos professores e estudantes explorarem, presumirem e investigarem os conhecimentos, proporcionando motivação para o estudo da matemática, dando sentido àquilo que se aprende durante os anos escolares”, destaca a Secretária e Educação Adenilde Stein Silva

FORMAÇÃO

Por levar em conta os desafios para a educação, a formação continuada do ano de 2020 terá como tema:  “O PLANEJAMENTO E O USO DA TECNOLOGIA.” Os profissionais da Educação foram orientados a fazer o curso Google Drive na Prática, com duração de 8h disponibilizado na plataforma de formação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). “O Google drive vem como apoio ao trabalho da equipe pedagógica visando facilitar o planejamento e tornar o trabalho mais colaborativo com a ajuda dos colegas por meio do planejamento interdisciplinar e coletivo”, explica Mônica Nickel, coordenadora do Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação.

(1 Voto)
  • Última modificação em Sexta, 21 Agosto 2020 11:10