Campanha Agosto Dourado e a importância em praticar o Aleitamento Materno

• Quinta, 13 Agosto 2020 14:34
  • Publicado em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins aderiu a Campanha Agosto Dourado que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Durante todo o mês, a campanha será intensificada por meio de cartazes e divulgação nas redes sociais da Prefeitura para conscientizar os munícipes que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

Amamentação Vert 1 Amamentação Vert porta

A Organização Mundial de Saúde(OMS) recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. A partir dos seis meses, o bebê começa a receber a alimentação complementar segura e nutricionalmente adequada, juntamente com a amamentação, que deve ser mantida até os dois anos de idade – ou mais.

A técnica de enfermagem do programa de saúde da criança com treinamento em aleitamento materno, Camila S. M. Bourguignon, deixa um importante recado. "Que todas as mamães se sintam muito especiais por poderem proporcionar aos seus bebês o alimento mais precioso de todos! Estamos com vocês para juntos superarmos as dificuldades e dores desse aprendizado. Sintam-se abraçados por todos nós da Equipe de Saúde da Criança! Amamentar vale ouro!"

A qualidade dos nutrientes encontrados no leite materno é apenas um dos benefícios da amamentação para o bebê. Outras vantagens são: fácil digestão devido seus componentes serem de origem humana, e não causarem alergias e intolerâncias; melhora o desenvolvimento intelectual, psicomotor e social; desenvolve e fortalece a musculatura da boca; promove a imunização (proteção de várias doenças); reduz o risco de infecções; reduz o risco de obesidade infantil, aumento do colesterol e Diabetes Mellitus no futuro e forma vínculo afetivo com a mãe.

Os benefícios para a mamãe também variam e são: previnem hemorragias pós-parto e anemia; diminui mais rapidamente o tamanho do útero; cientificamente comprovado que diminuem os índices de câncer de ovário, fraturas por osteoporose, artrite reumatoide, recuperação de peso devido aumento do metabolismo na amamentação e recuperação da forma física e a mãe sente-se mais segura e menos ansiosa.

Amamentação Horiz

Para mais informações, consulte a Unidade de Saúde de sua região ou entre em contato pelo número: 27 – 3268.2041

• Última modificação em Quinta, 20 Agosto 2020 09:11