Dengue: prevenir e evitar para o mosquito não proliferar

• Quarta, 18 Novembro 2020 08:31
  • Publicado em Saúde

Estamos no período de chuvas e calor, época de intensificar os cuidados contra um inimigo que também é mortal, o Aedes aegypti mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Por conta do aumento de casos dessas doenças, a Secretaria de Saúde de Domingos Martins alerta a população para ficar atenta pois a prevenção é a melhor forma de evitar que o mosquito se prolifere.

A maior parte dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das residências, e seus ovos podem resistir por aproximadamente dois anos em ambiente seco. Se o local em que ele foi depositado – uma garrafa, um pratinho de vaso de planta, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir, ou seja, quando chover.

A população deve ficar atenta ao acúmulo de água em locais como calhas, pneus velhos, garrafas, além de manter quintais sempre limpos. É preciso trocar a água dos pratos de plantas. Também deve-se tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água, para, assim, evitar sua proliferação.

A prevenção dever ser permanente, por isso é importante manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e assim eliminar o Aedes aegypti. Redobre os cuidados com ralos, descarte do lixo e a limpeza de calhas e de telhas são fundamentais para evitar o surgimento de novos criadouros.

Saiba identificar o mosquito

É fácil identificar o Aedes aegypti e diferenciá-lo do mosquito popularmente conhecido como pernilongo. O transmissor da dengue tem hábitos diurnos, mas pode picar à noite; é escuro com listas brancas; é um pouco menor quando comparado ao pernilongo; costuma voar mais baixo e tem uma picada indolor.

Mesmo com todos os cuidados, se for picado e apresentar sintomas como febre alta e mal-estar geral, acompanhados de manchas avermelhadas pelo corpo, exantema (erupção cutânea), coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça, procure imediatamente o médico, para que possa iniciar o tratamento mais adequado.

Conheça os sintomas da:

Chikungunya
Febre é de início abrupto
Dores intensas nas articulações
Manchas vermelhas surgem na pele no primeiro ou segundo dia
Leve coceira
Vermelhidão nos olhos pode estar presente

Dengue
Febre alta, acima de 38ºC.
Dores moderadas nas articulações
Manchas vermelhas na pele a partir do 4º dia
Coceiras de leve.

Zika Vírus