Período de estiagem causa prejuízos para produtores rurais

• Quarta, 04 Fevereiro 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura
  • Lido 1977 vezes

Juliano Rangel

O período de estiagem que atinge vários municípios do Estado vem causando dificuldades para alguns produtores rurais que buscam alternativas para superar essa situação. Nas localidades de Melgaço e Galo, o reflexo da falta de chuva é visível e já diminuiu a expectativa de qualidade e lucro das produções.

Produtores de banana, alface e tangerina tentam conter as perdas provocadas pela seca. Já passa de um mês sem chuva. Os prejuízos são visíveis e o tempo para plantio e colheita está diminuindo, o que, em alguns casos, encarece mais a produção do que a venda.

Segundo o produtor de banana, Édio José Saikel, a qualidade do produto já caiu 30% e a estimativa de lucro que era de R$ 30 mil talvez nem chegue a R$ 20 mil. “Já estamos acostumados a períodos de seca no inverno, e este ano fomos surpreendidos, igual a essa no verão é a primeira vez”, relata o produtor.

seca 1 seca 2
Édio (D) recebe orientações da Secretaria de Desenvolvimento Rural

O agricultor Zeferino Zibbel, já contabiliza prejuízo, foi preciso retardar o plantio de alface e algumas mudas apresentam falhas e desigualdade de tamanho. “Realizávamos três entregas por semana, agora fazemos apenas uma e o gasto com energia aumentou”, conta o produtor, que ao contrário de muitos possui reservatório de água.

seca 3

O cultivo de hortaliças é um dos mais prejudicados
com a falta de chuva

Edivaldo Loose, que trabalha com o plantio de tangerina ponkan, está preocupado com a colheita, prevista para os meses de maio e junho. Ele conta que o retorno esperado era de 2 mil caixas, mas o número deve ser bem inferior. “A situação é desanimadora e a produção já teve uma queda de 50%”, fala o produtor.

seca 4 seca 5
Tangerina: perda de frutos será recorde

Auxílio aos produtores

Para auxiliar os agricultores, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, está priorizando e reforçando o atendimento aos produtores com orientações específicas para o período de seca.

Participantes da equipe, os técnicos agrícolas João Vitor Santana e Laelson Braun, contam que o trabalho neste período de estiagem objetiva orientar os produtores com dicas de manuseamento.  “Auxiliamos os produtores com instruções de manejo e orientamos a evitar o trabalho de capinagem do solo”, ressaltam os técnicos.

• Última modificação em Terça, 10 Fevereiro 2015 15:04

Umidade: 77%