Banda Campinho: 70 anos embalando nosso Carnaval

Juliano Rangel
Monique Ferbek

A união de três amigos e gosto pela música. Em 1945, essa mistura mudou a forma de comemorar o Carnaval em Campinho: quando o senhor Guilherme José Brickwedde, o Sr. Willy, na época com quase 20 anos, decidiu juntar o seu saxofone aos instrumentos de percussão de mais dois amigos e andar pela rua principal tocando marchinhas de Carnaval, trazendo a festa dos salões para a rua.

Carnaval no Clube Campinho

Com o passar do tempo mais músicos foram se integrando ao que chamamos hoje de Banda Campinho que completa 70 anos com muita festa. Sr. Willy lembra das primeiras participações do conjunto nos bailes populares e das músicas. “Tocávamos as músicas que faziam sucesso no rádio”, conta ele que, neste ano, completa 90 anos que serão comemorados na folia.

carnaval de  1966 Carnaval 1986

A banda atualmente é composta 16 integrantes que também fazem parte do Grupo Cultural Martinense que se difere pelo repertório. Enquanto a banda passa pelo samba tradicional e marchinhas, o grupo se utiliza de músicas variadas, incluindo as italianas e alemãs.

DSC 0175 DSC 0177

Carnaval no salão da PrefeituraVocê Sabia? Que antigamente os bailes embalados pelas tradicionais marchinhas eram realizados no espaço onde hoje está localizado o atual gabinete da Prefeitura? O Clube de Campinho também era frequentemente usado para comemorações carnavalescas e matinês. Detalhe que a mãe do Sr. Willy, Helena Gerhardt Brickwedde, animou muitos carnavais de salão.

Pág 3- Carnaval - CuriosidadeCuriosidade: Sr. Willy tem um companheiro inseparável: seu saxofone soprano fabricado na Alemanha há 82 anos. Em todos os 70 carnavais, ele foi utilizado.

Quer participar da banda?

Os integrantes se reúnem para ensaios às quartas-feiras, a partir das 20 horas, na sede do conjunto, que fica localizada na Rua Bernardino Monteiro, em Campinho. A banda está aberta para os interessados que tenham aptidão em algum instrumento musical.

• Última modificação em Sexta, 27 Fevereiro 2015 10:16

Umidade: 77%