Covid-19: Domingos Martins inicia Fase 1 da vacinação de pessoas com comorbidades

• Quarta, 05 Maio 2021 15:58
  • Publicado em Saúde

A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia ainda nesta semana a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 de pessoas que têm comorbidades. A imunização deste grupo seguirá todas as determinações estipuladas na resolução nº 048/2021 da CIB/SUS.

Estão incluídos nesta primeira fase:

a) Na faixa etária entre 18 e 59 anos de idade:

1. Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental);

2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);

3. Pessoas com fibrose cística;

4. Gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no PNO, conforme anexo;

5. Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea - IMC ≥ 40).

b) Na faixa etária entre 55 e 59 anos de idade:

1. Pessoas com Deficiência Permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As equipes das Unidades de Saúde de cada território do município já fizeram um levantamento de moradores que se enquadram nos grupos prioritários dessa primeira fase. As equipes irão entrar em contato com os cidadãos para fazer o agendamento da vacinação. No entanto, quem se encaixar em um destes grupos descritos a cima e quiser saber mais informações, pode entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

É importante ressaltar que será preciso apresentar como comprovação das comorbidades um dos três documentos abaixo, além da apresentação do documento de identidade com foto e o CPF.:

I. Laudo médico;

II. Prescrição médica;

III. Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.

A data do documento comprobatório deverá ser de 2018 em diante, ou seja, dos últimos 3 (três) anos, para condições permanentes e 90 dias para condições adquiridas e transitórias (Ex: gestantes e puérperas), e os serviços de vacinação deverão reter a cópia. No caso dos beneficiários do BPC, não será necessária a apresentação do documento que comprove a comorbidade.

Confira abaixo a lista dos telefones das Unidades de Saúde do município:

Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme do Valle
Endereço: Rua Eduardo Schneider, 27, 865, centro
Telefone: (27) 3268-2041
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
Serviços oferecidos: Consultas básicas, exames laboratoriais e assistência farmacêutica.

Unidade de Saúde Argeu Ewald (Posto de Saúde)
Endereço: Av. Presidente Vargas, 865, centro
Telefone: (27) 3268-3412

Unidade de Saúde de Alto Paraju
Endereço: Alto Paraju, s/nº - Distrito de Paraju
Telefone: (27) 99722-3523
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
Serviços oferecidos: Procedimentos de enfermagem, coleta de exames, imunização, consultas básicas e de especialidade, atendimento odontológico, atendimento de fisioterapia, atendimento psicológico.

Unidade de Saúde de Alto Tijuco Preto
Endereço: Alto Tijuco Preto, s/nº - Distrito de Paraju
Telefone: (27) 99842-3021
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
Serviços oferecidos: Procedimentos de enfermagem, coleta de exames, imunização, consultas básicas, atendimento odontológico, atendimento de fisioterapia, atendimento psicológico.

Unidade de Saúde Adolpho Pizzol – Barcelos

Endereço: Ponto Alto, s/nº - Distrito de Paraju
Telefone: (27) 99640-0683

Unidade de Saúde de Santa Isabel