Dengue no município: a luta é de todos

• Quinta, 19 Fevereiro 2015 00:00
  • Publicado em Saúde
Maria Schlens, moradora de Campinho, tem o quintal cheio de plantas e com pequenas ações, como não deixar pratos nos vasinhos e fazer a limpeza rotineira, ela não dá chance ao mosquito Maria Schlens, moradora de Campinho, tem o quintal cheio de plantas e com pequenas ações, como não deixar pratos nos vasinhos e fazer a limpeza rotineira, ela não dá chance ao mosquito

Monique Ferbek

IMG 6345Em todo o verão, muito se ouve falar sobre o aumento de casos da dengue em todo o Brasil. Mesmo com o período de estiagem, é necessário ficar atento, já que o acúmulo de água não se dá somente pela chuva, mas também por ações humanas como rega de plantas e armazenamento do líquido em recipientes sem a devida tampa.

Neste ano mais uma doença causada pelo mosquito Aedes aegypti tem ganhado atenção especial: a febre Chikungunya. Com sintomas semelhantes à dengue (febre, vômitos, mal estar, entre outros), este mal tem como uma das manifestações o comprometimento (dor e inchaço) das articulações.

Para prevenir as duas doenças, a equipe da Vigilância de Saúde da Prefeitura tem atuado, realizando visitas domiciliares em todo município, para orientação de moradores em relação à prevenção da reprodução do mosquito. Essa é uma das ações previstas no Plano Municipal de Contingência à Dengue, documento que estabelece ações e estratégias para evitar e combater a doença.

A dengue no município

IMG 6331Segundo a equipe da Vigilância, o período em que mais casos de dengue foram identificados no município foi o compreendido entre os meses de janeiro a junho. Nesse período ocorreram 36 casos.

A maior parte dos focos de dengue é encontrada em ambientes domésticos. “Por isso, a sua eliminação depende, portanto, de um consciente manejo do ambiente doméstico que é onde são encontrados mais de 90% dos criadouros preferenciais do mosquito. E não é necessária muita água: uma tampa de garrafa com água parada já é o ambiente propício para o desenvolvimento da larva”, explica a gerente da Vigilância em Saúde, Dionia Kiefer.

Contato
Como o Município não conta com telefone exclusivo como (Disque Dengue), o contato é feito pelo telefone da Vigilância em Saúde (27) 3268-1354.

Você sabia...

Que as localidades com os maiores índices de infestação no município são o Centro, Vila Verde e Santa Isabel? Nesses locais foi encontrada a maior parte dos focos do mosquito em 2014. Vamos ficar atentos!

Campinho Igreja Santa Isabel 2 Vila Verde
  • Última modificação em Terça, 24 Fevereiro 2015 10:44