Concurso Cinema nas Escolas tem inscrições abertas

• Quinta, 12 Agosto 2021 09:41
  • Publicado em Educação

Concurso Cinema nas Escolas

O Concurso Cultural de produção de Vídeos, Fotografias e Textos Criativos do 7º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo – Cine.Ema – está com as inscrições abertas até o dia 17 de setembro. Serão premiados os trabalhos inscritos por alunos de escolas públicas, estaduais e municipais, localizadas na região das Montanhas Capixabas. Com o tema “O que a natureza nos ensina'', pensado a partir da temática desta 7ª edição do festival - A natureza é a nossa escola, o concurso selecionará fotografias feitas por dispositivo celular, vídeos de um minuto e textos como redação, crônica, conto, poesia, entre outros.

Qual o objetivo?

Com o patrocínio do Grupo Águia Branca, o objetivo é levar educação ambiental para dentro das escolas, buscando conectar pessoas às questões ambientais e despertar o senso crítico, estético e ambiental dos participantes, que produzirão conteúdos sobre a natureza ao seu redor a partir do uso de ferramentas comuns. O Festival Cine.Ema realiza diversas atividades educativas e mostras de cinema voltadas à comunidades que margeiam patrimônios naturais. É resultado de ação da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e sua realização fica por conta da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal.

Quem pode se inscrever?

Estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que estejam regularmente matriculados em escolas públicas, municipais e estaduais, de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

Concurso de Fotografia

As fotografias serão julgadas por sua originalidade, composição, impacto e mérito artístico. No ato da inscrição, o candidato deverá descrever como sua fotografia dialoga com o tema “O que a natureza nos ensina”, podendo pensar sobre as paisagens locais, suas potencialidades e fragilidades diante das relações de preservação ou de degradação.

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º: Relógio Smartwatch.

Concurso de Vídeo

Serão selecionados vídeos produzidos em qualquer formato ou resolução, feitos preferencialmente por dispositivos móveis, como celulares e tablets, ou outros aparelhos, como webcam. Qualquer narrativa será aceita, seja em linguagem de documentário, ficção, experimentações, dentre outras. A ideia é refletir sobre os ambientes naturais do lugar onde se vive, os significados e como eles te afetam.

Concurso de Textos Criativos

Serão selecionados textos criativos (em formato de crônica, conto, poesia, texto argumentativo ou opinativo) que relacione o tema: “Quais lendas e histórias ancestrais sobre o meio ambiente do lugar onde você vive, poderiam ser contadas de forma escrita?”

Clique aqui para realizar sua inscrição!

• Última modificação em Quinta, 12 Agosto 2021 10:40

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000