Doses de reforço da vacina contra a Covid-19 está disponível no município. Confira quem deve tomar

• Quarta, 29 Setembro 2021 13:29
  • Publicado em Saúde

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em todas as Unidades de Saúde de Domingos Martins. Podem receber o imunizante, pessoas de 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose ou a vacina de dose única há, pelo menos, 5 meses; e imunossuprimidos que receberam a segunda dose ou a dose única há 28 dias ou mais.

Moradores que se encaixam em um desses grupos devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e se informar sobre a vacinação. Clique aqui e confira a lista de telefone das Unidades de Saúde.

Confira abaixo a lista com as situações em que se enquadram as pessoas com alto grau de imunossupressão, de acordo com a CIB/SUS-ES nº 169/2021:

I - Imunodeficiência primária grave.

II - Quimioterapia para câncer.

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas

(TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.

V - Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,

por ≥14 dias.

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune, conforme anexo único.

VII - Pacientes em hemodiálise.

VIII- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas , de acordo com a CIB (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

É importante lembrar que as pessoas com alto grau de imunossupressão deverão comprovar, para a vacinação, comorbidade através de laudo médico ou de declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento indicando a comorbidade.

• Última modificação em Quarta, 06 Outubro 2021 08:51

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000