Erro ao carregar arquivo XML

Merenda será fortificada em creches municipais

• Quinta, 12 Março 2015 00:00
  • Publicado em Educação

Monique Ferbek

Na manhã desta quinta-feira (12), as equipes das Secretarias Municipais de Educação e Esporte (Secedu) e de Saúde (Secsau) estiveram reunidas com pais e responsáveis por alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil (CMEI) em Domingos Martins. O objetivo foi apresentar e esclarecer dúvidas sobre o programa de fortificação da alimentação infantil que será implantado em quatro unidades de ensino: o nutrisus. A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.

A estratégia será implantada abrangendo todas as crianças matriculadas em quatro creches municipais: Cezar Vello Puppin e Vila Verde, na Sede; Elena Maria Coco Fagundes, em Santa Isabel; e Jutta Batista, em Aracê. O foco é na faixa etária entre 6 e 48 meses, não havendo contra indicações para crianças até os cinco anos. Para isso, foi enviado um documento para que os pais autorizem a inserção do sachê na merenda dos filhos.

Reunião Nutrisus 6 Reunião Nutrisus 10

“Cada criança receberá um sachê por dia na refeição da escola, cumprindo um ciclo de 60 sachês ofertados. Após o fim desses 60, ocorre um intervalo de 3 a 4 meses, e o ciclo é reiniciado. O primeiro no município começa no dia 16 de março e só será administrado nas crianças , cujas os pais tenham enviado o consentimento por escrito. Lembrando que a inserção dos micronutrientes na alimentação das crianças é uma ação preventiva e não de tratamento. Por isso, as crianças que já tiverem a anemia diagnosticada devem seguir o tratamento indicado pelo médico”, explica a nutricionista da Secedu, Letícia Gomes Oliveira.

Reunião Nutrisus 14A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Prefeitura Municipal, visa a potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, como a anemia, apontada como um dos determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças.

Entretanto, caso a criança apresente doenças mais complexas como: anemia falciforme, talassemia e hemocromatose as doses de micronutrientes só serão administradas com a indicação do médico/pediatra. Os pais que após a reunião ainda tiverem alguma dúvida, podem entrar em contato com a nutricionista na sede da Secedu (localizada na parte superior do CMEI Cezar Vello Puppin), em Campinho.

CLIQUE AQUI E VEJA A ESTRATÉGIA COMPLETA DO NUTRISUS

(1 Voto)