Cadastro Ambiental Rural: documento é obrigatório

• Terça, 28 Abril 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura

Lorena Müller

Os produtores rurais podem contar com mais um serviço realizado gratuitamente pela prefeitura. Trata- se do Cadastro Ambiental Rural (CAR),  documento exigido pelo novo Código Florestal, que relaciona todas as características e atividades da propriedade. O registro também é necessário para a realização de mudanças ou intervenções na área.

Com a nova exigência, todos os imóveis rurais devem ser registrados em um sistema próprio, que integrará as informações ambientais de todo o país. O objetivo é desenvolver o campo de forma sustentável.

O agricultor Evair Heâncio, de Panelas, já fez o CAR. “Precisei do documento para realizar uma queimada em minha propriedade e fui prontamente atendido pela equipe da prefeitura”, conta o produtor de banana, citrus e eucalipto.

O CAR é exigido para diversas atividades na propriedade: corte seletivo, construção de barragens e queimadas, entre outros tipos de licenciamento. No município, o CAR é emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, nos casos em que a propriedade possui de 25 até 72 hectares. Já as propriedades com menos de 25 ha são cadastradas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

Como fazer o cadastro

- Procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (na antiga LBA, em Campinho) com os documentos comprobatórios da terra (escritura, recibo de compra e venda registrado em cartório, CCIR Incra); Certidão Atualizada do Imóvel, e documentos pessoais.

- A equipe da secretaria realiza visita para a medição da propriedade com GPS, reúne as fotografias para elaboração do projeto e inclui todas as informações no sistema de dados do Governo Federal. Informações: (27) 3268-1814.

- A prioridade é para os agricultores que possuem bloco de produtor rural ou a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).

• Última modificação em Quarta, 29 Abril 2015 15:49