Projeto para despoluir Córrego Areinha, em Ponto Alto

• Quarta, 01 Julho 2015 00:00
  • Publicado em Meio Ambiente

Monique Ferbek

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciaram ações do projeto “SOS Córrego Alto Areinha” que visa a despoluir o córrego Areinha, localizado em Alto Areinha, distrito de Ponto Alto. O córrego é um importante afluente do Rio Jucu Braço Norte.

Recentemente, a Semma se reuniu com moradores das proximidades para apresentar as ações, tirar dúvidas e falar do passo a passo do “SOS Córrego Alto Areinha”. O projeto encontra-se disponível para consulta na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Domingos Martins e será iniciado nas próximas semanas.

Córrego Alto Areinha 2  Córrego Alto Areinha 3

A execução do projeto prevê a implantação, em 45 residências, de sistema de tratamento de esgoto sanitário domiciliar. “O Projeto contempla também as ações de reordenação de chiqueiros e galinheiros situados próximos ao córrego, destinação adequada dos resíduos, prática da compostagem, recuperação de nascentes e das matas ciliares, e ações corretivas nas estradas vicinais de Alto Areinha, visando à contenção de processos erosivos e o desassoreamento”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente Sérgio Trarbach.

“Por fim, estamos buscando parceria junto ao Estado, através do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), para o cadastramento dos produtores rurais da micro bacia no Programa Reflorestar do Governo do Estado. O referido programa remunera os proprietários rurais que tem as matas preservadas e disponibiliza  recursos para recuperação de nascentes e de áreas degradadas”, complementa o secretário.

(1 Voto)
  • Última modificação em Sexta, 03 Julho 2015 11:48