Erro ao carregar arquivo XML

Biblioteca: Espaço nobre e aberto a todos

• Quinta, 16 Julho 2015 00:00
  • Publicado em Educação

Monique Ferbek

A Biblioteca Municipal “Argentina Lopes Tristão” está de casa nova. A partir de agora, os mais de 20 mil títulos do acervo estarão disponíveis em um dos prédios do antigo Hotel Imperador. A iniciativa é resultado do projeto de instalação de atividades culturais no local, como parte do processo para tornar o hotel desativado um Centro Cultural.

A nova sede foi reformada e adequada para receber o público: pintura completa, formatação de novo sistema elétrico, instalação de bancadas, corrimão, reforma dos banheiros e construção de rampas para garantir a acessibilidade. Além da modernização na parte estrutural, a biblioteca contará novas estantes de livros, dez novos computadores, por meio do projeto CDI Bibliotecas, e os usuários terão acesso livre a uma rede de internet wi-fi durante as pesquisas e estudos realizados no local.

Pág 1- Capa Custom
Parte da equipe da Biblioteca Municipal

Todos os trabalhos foram coordenados de forma conjunta pela equipe da biblioteca e as Secretarias de Educação e Esporte, Cultura e Turismo, Obras e Serviços Urbanos e Governo.

O objetivo é melhorar o acesso do público com novidades que estimulem as formas de aprendizagem num local voltado para as atividades culturais. A cerimônia de inauguração oficial do espaço será realizada em breve pela Prefeitura de Domingos Martins, já que alguns detalhes de organização do acervo estão sendo finalizados.

Visite e confira as novas instalações!

Engana-se quem pensa que biblioteca é só para estudantes. O mundo dos livros pode ser muito interessante também para os adultos! Pensando nisso, a biblioteca teve o seu horário de atendimento ampliado, funcionando agora das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados (neste caso o horário ainda será definido). Que tal passar lá?

Quem foi Argentina Lopes Tristão

Que Argentina Lopes Tristão (que dá nome à Biblioteca desde 2013) era comerciante, poetisa e pertenceu a várias associações literárias, com vários poemas publicados em jornais e revistas? É co-autora, junto a Guilherme José Brickwedde (Senhor Willy) da letra do hino de nosso município. Ela faleceu em 1999 deixando um grande acervo de escritos. Ela era natural de Iconha e viveu no município por mais de 20 anos.

Curiosidades

- A Biblioteca foi fundada em 1966 e funcionava, na época, no salão da Prefeitura (onde atualmente está o Gabinete)

- Uma das primeiras coleções do acervo foi a enciclopédia “Tesouros da Juventude”

- A Biblioteca, naquela época, só funcionava à noite, com apoio de funcionários voluntários e possuía apenas uma estante de livros.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quinta, 16 Julho 2015 14:04