Festival de Inverno começa com sucesso de público

Lorena Müller

Domingos Martins está vivendo a música! A vigésima segunda edição do Festival de Inverno começou na última sexta-feira (17) com intensa programação artística. O destaque da primeira noite do evento foi a apresentação da Orquestra Camerata SESI, com as Quatro Estações de Vivaldi, sob a regência do maestro Leonardo David. A programação teve ainda Marco Souza e Projeto Música S/A e Banda Club Big Beatles.

02A7930 Custom  02A8622 Custom

Durante a abertura oficial, o prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha destacou a importância do Festival. “É com alegria e satisfação que abrimos mais uma edição desta festa tão importante cultural, social e economicamente para o nosso município e para o nosso Estado. Há 22 anos este Festival leva o nome de Domingos Martins para o Brasil e também para outros países. Nosso agradecimento especial a todos os envolvidos na realização, aos patrocinadores e parceiros”.

O secretário municipal de Cultura e Turismo e coordenador geral do Festival, Wellington Bleidorn, falou da integração para a realização do evento. “Unimos forças e superamos muitos desafios para fazer deste festival um grande acontecimento, poder público, iniciativa privada e comunidade local juntos para fazer muito com pouco, com criatividade e responsabilidade”.

02A7514 Custom  02A7593 Custom

No sábado (18) a programação começou ao meio dia com o Palco Livre, espaço dedicado a artistas iniciantes, na Rua de Lazer. Outras atrações foram Pedro Paulo, Coral Viva Você da Sedu, Grupo Cultural Martinense, Camerata Antiqua Consort de Alegre e Banda da Polícia Militar. Já o grande destaque da noite foi o show do cantor e compositor Jorge Vercillo, reunindo dezenas de pessoas em frente ao palco principal. Logo em seguida foi a vez dos capixabas da Banda Blecksete agitarem o público com repertório pop.

MG 1142 Custom   MG 1335 Custom
 MG 1073 Custom  MG 1384 Custom

MG 1635 Custom  MG 1597 Custom

No domingo (19) a cidade continuou a receber grande número de turistas e visitantes. Durante todo o dia, os locais de apresentação registraram movimento intenso. O destaque foi a participação de músicos e grupos de danças locais como Márcio Ribeiro, Éden e Leandro Acordeons, os Grupos Folclóricos Rheinland, de São Bento do Chapéu, e Grünes Tal, de Santa Maria de Araguaia, Marechal Floriano. Completaram a grade de atrações: Lira Mateense, Orquestra Vala Música, Coro Vale Música e Banda Sinfônica Vale Música, e Taylor e Banda.

MG 1863 Custom  MG 2121 Custom
 MG 2036 Custom  MG 1922 Custom

O Festival de Inverno de Domingos Martins segue até o próximo domingo (26). Até lá a expectativa da organização é a de que 60 mil pessoas vivam a música em diversas partes da cidade, desde as oficinas pedagógicas até os concertos e shows.

O Festival deste ano conta com organização e realização da Prefeitura de Domingos Martins e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; patrocínio do Banestes e Sebrae; apoio da Fames e do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo; Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins, comunidade martinense e apoio cultural do Sincades. A agência oficial é a Tourlines Viagens e Turismo.

Programação durante a semana

Durante a semana, a programação inclui artistas de várias partes do Brasil, além dos cadastrados no Programa de Valorização dos Músicos Martinenses, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Outro ponto alto da programação é a formação de grupos para apresentação de alunos e professores: Big Band, Coro, Banda de Metais. Além disso, haverá a tradicional Jam Session, improvisação musical com alunos e professores. O Palco Livre, montado na Rua de Lazer e onde artistas iniciantes têm oportunidade de tocar, também é um dos atrativos deste ano.

Confira o que vem por aí

20 de julho / Segunda-Feira

Camerata de Violões da Ufes

Coral de Trombones da Fames