Vacinação contra a polio é prorrogada até o dia 10 deste mês

• Publicado em Saúde
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Lorena Müller

A vacinação contra a poliomielite foi prorrogada pelo Governo Federal até o próximo dia 10. Assim, a Secretaria de Saúde continua a receber crianças para a imunização em todas as 17 Unidades de Saúde do município. Segundo a Coordenação Municipal de Imunização, a cobertura vacinal em Domingos Martins já atingiu 96%.

Todas as crianças entre zero e quatro anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil). “As unidades estarão preparadas para receber essa demanda e é de fundamental importância que os pais ou responsáveis não se esqueçam de levar a caderneta. Vacinação em dia é garantia de saúde”, orienta a secretária de Saúde, Márcia Alvina Rocha Fernandes.

A vacina contra a paralisia infantil é a única forma de prevenção contra a doença, que não possui tratamento. A vacina é segura e tem elevada eficácia entre 99% e 100%. Crianças com sintomas como tosse, coriza, rinite ou diarreia podem receber a vacina normalmente. Já crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser avaliadas por um médico, que irá avaliar se a dose pode ser aplicada na hora ou se deve ser agendada.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

• Última modificação em Quarta, 02 Setembro 2015 09:25