Conselho Municipal de Educação é reativado

• Quarta, 09 Setembro 2015 00:00
  • Publicado em Educação

Monique Ferbek

O Conselho Municipal de Educação (CME) retomou suas atividades no segundo semestre deste ano. Ele é um órgão consultivo, propositivo, mobilizador e fiscalizador e tem realizado reuniões periódicas. São nove membros titulares e igual número de suplentes, sendo representantes do Poder Executivo, pais de alunos e professores das Redes Municipal e Estadual, além de entidades de ensino particular.

Entre as funções do CME estão: responder a consultas sobre leis educacionais e suas aplicações, sugerir políticas de educação, estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos serviços educacionais; além do papel fiscalizador de leis e normas da área. Cabe ao órgão garantir a gestão democrática da educação e um ensino de qualidade no município.

“O Conselho Municipal de Educação deve ser um local de mediação entre a sociedade e o poder público, neste espaço deve acontecer a articulação e a negociação das demandas sociais pela garantia do direito à educação escolar de qualidade. Dessa forma, os conselheiros precisam estar atentos aos princípios que regem os conselhos, pois todas as decisões, encaminhamentos, orientações que fazem é de extrema importância”, afirma a presidente do Conselho, Eliana de Deus Sobrinho.

O CME de Domingos Martins é filiado a União Nacional dos Conselhos Municipais do Espírito Santo (UNCME/ES), que tem por finalidade de congregar, fortalecer e subsidiar a atuação dos Conselhos Municipais de Educação, estimulando e divulgando a importância da criação desse órgão na institucionalização e no funcionamento dos Sistemas Municipais de Ensino.

Cabe ao órgão garantir a gestão democrática da educação e um ensino de qualidade no município. O contato com o Conselho Municipal de Educação de Domingos Martins pode ser feito pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e no telefone 3268-3381. As reuniões são mensais e toda a comunidade escolar pode participar.

Atual composição do CME:

I – Representantes do Poder Executivo Municipal:

Efetivo: Eliana de Deus Sobrinho - Presidente
Suplente: Maria Cristina Krohling Mayer     - Vice-presidente
Efetivo: Marciane Cosmo Louzada
Suplente: Margareth Marta Hoffmann Pasinato
Efetivo: Jaqueline Salles Velten Saibel
Suplente: Kelly Luzia de Oliveira Oackes Rossi
Efetivo: Marilene de Souza Barros Stein
Suplente: Dilcimara Aparecida Simmer

II – Representantes de Pais de Alunos da Rede Municipal:
Efetivo: Geana Ferrari da Silva de Freitas