Produtores de café e uva recebem Caderno de Campo

• Quinta, 08 Outubro 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura

Lorena Müller

Os produtores de café e de uva de Domingos Martins contam a partir de agora com um importante instrumento de controle e acompanhamento da produção agrícola: O Caderno de Campo. O material, inédito no município, foi entregue na última terça-feira (6) a agricultores das regiões de Ponto Alto, Paraju, Tijuco Preto, Melgaço e Aracê.

O Caderno de Campo foi idealizado pelos técnicos da prefeitura Laelson Braun (para o café) e Ater Hand (para a uva) e traz informações importantes para o desenvolvimento da atividade como dados gerais da propriedade, administração rural, adubação, controle de pragas e doenças, boas práticas agrícolas, classificação, visitas técnicas e ainda noções financeiras (receitas/custos/resultados).

IMG 8528 Custom

Durante a solenidade de entrega, realizada em Ponto Alto, o prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha, o Carlinhos Borboleta, destacou a importância da agricultura para o município. “É uma das nossas principais atividades econômicas por isso o trabalho de fomento e incentivo ao desenvolvimento precisa ser constante, por isso a idealização de mais este projeto”.

IMG 8489 Custom IMG 8488 Custom

Além de ser um instrumento de trabalho direto no campo, o caderno formará também um banco de dados sobres as culturas para a definição de outras ações e políticas públicas de incentivo à produção desses frutos.

“Pela primeira vez esses produtores terão a oportunidade de registrar todas as atividades relacionadas à produção. A reunião dessas informações revelará um panorama do cultivo em nosso município, identificando os desafios e as potencialidades ”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Darci Schaefer.

A produção de café e uva em Domingos Martins

Domingos Martins já tem tradição na cultura do café. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, atualmente são seis mil hectares plantados, em sua maioria do tipo arábica. Outras produções importantes são de feijão, hortaliças e tubérculos. Entre as frutas, as produções mais consolidadas são de banana e citrus, especialmente a tangerina ponkan, sendo o município o maior produtor do Espírito Santo.

Domingos Martins destaca-se também pelo promissor cultivo de uva. Atualmente cerca de 18 produtores apostam na diversificação de suas propriedades plantando a fruta. “As culturas tradicionais agora dividem espaço com novas experiências, e elas estão dando certo. O produtor está confiando na potencialidade que esta cultura tem”, afirma o técnico agrícola Ater Hand.

Dados do Incaper mostram que o cenário da uva é promissor. “Apenas 2,3% da uva comercializada na Ceasa é produzida no Espírito Santo, há um mercado a explorar, e a região de Domingos Martins tem características ideais para a produção desta fruta”, explica a coordenadora estadual do Polo da Uva, Maria Elizabete Abaurre.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 11:36