EMEF Alto Paraju é vencedora do programa “A Gazeta na Sala de Aula”

• Quarta, 18 Novembro 2015 00:00
  • Publicado em Educação

Monique Ferbek

Recentemente, o programa “A Gazeta na Sala de Aula” premiou os oito melhores trabalhos desenvolvidos por escolas de todo o Espírito Santo durante o ano. O tema deste ano foi “Mídias na Educação” e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alto Paraju, sagrou-se vencedora com o projeto “O uso das mídias no resgate das músicas Campesinas”.

Os finalistas foram selecionados dentre 26 projetos, realizados em 16 municípios capixabas, elaborados a partir de conteúdos publicados no jornal impresso e na TV Gazeta. As iniciativas escolhidas foram apresentadas em um encontro na semana passada que reuniu cerca de 100 profissionais das instituições de ensino participantes.

1 2 Sem título

Todos os vencedores foram presenteados com um tablet e o público presente também elegeu o melhor dos oito na categoria voto popular para ganhar mais um. Com isso, a EMEF Alto Paraju foi escolhida e foi beneficiada com mais um aparelho eletrônico. Vale lembrar que, no ano passado, o município também foi premiado pelo Programa com o trabalho “Resgatando Valores através da Comunicação”, realizado pela EMEF Antonio Francisco Erlacher, de Perobas.

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos de Alto Paraju, estiveram: debates sobre a importância da música; leitura, interpretação e produção de poemas a partir de notícias, debates sobre a importância da música; instruções sobre sua história, produção de textos, concurso de slogan, desenho e redação; apresentações de músicas raiz que remetem à cultura brasileira; pesquisa em notícias sobre música; entrevista e apresentações com artistas locais; leitura de reportagens; produção de paródias; releitura fotográfica de artistas da música raiz; ilustrações e ensaios de canções campesinas; exibição de filmes, além de confecção do ‘Jornal Campesino’ que aborda todos os passos dos trabalhos.

Releitura de Fotos Apresentação Educação Ambiental 3

A professora responsável pelo trabalho com os alunos da escola, Cleuzimaria Rodrigues, falou sobre as atividades e seus objetivos. “Tivemos a intenção de promover o resgate das músicas campesinas, proporcionando a integração da comunidade com as manifestações culturais que se apresentam no lugar de vivência, oportunizando a expressão de sensações, sentimentos e pensamentos da cultura local”, explicou.

4 ALUNOS APRENDIZES COM O PROFESSOR DE MÚSICA KARLOS

A educadora também ressaltou o papel do veículo de comunicação na contribuição no processo de formação dos alunos. “O trabalho visou à integração com o jornal A Gazeta, uma vez que ele constitui importante recurso pedagógico, tornando-se fonte de informação e análise crítica de mundo, possibilitando aos estudantes a oportunidade de levar conhecimento para seu íntimo e para a família por meio da interdisciplinaridade”, acrescentou.

A história da música contada e representada pela professora Débora Lauvres Concurso de Slogans
  • Última modificação em Terça, 24 Novembro 2015 09:59