Novo ônibus para pacientes de hemodiálise. Veículo é adaptado Destaque

• Sábado, 05 Abril 2014 15:00
  • Publicado em Saúde
  • Lido 1990 vezes

A manhã desta segunda-feira (17) foi de emoção para os pacientes de hemodiálise atendidos pela Secretaria de Saúde de Domingos Martins, com a entrega do novo veículo de transporte para a Grande Vitória. O micro-ônibus com capacidade para 17 pessoas, é adaptado para portadores de necessidades especiais.

Muitos usuários da rede pública de atendimento, além de profissionais de saúde participaram da solenidade, minutos antes de mais uma viagem para a realização das sessões de tratamento. Um dos mais felizes com a conquista era Floriano Rupf, o Pupe.

“Espero por este momento há 11 anos. Foram anos lutando pelo meu direito de ser transportado com mais conforto. Até então ia para Vitória de ambulância e acabava me machucando de tanto ser carregado, tive lesões, mas hoje estou muito feliz e agradecido ao prefeito Carlinhos e à sua equipe que lutaram para tornar este sonho realidade, não só para mim, mas para todos os outros que necessitam”, falou emocionado.

O prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha, o Carlinhos Borboleta, falou sobre a satisfação de poder oferecer mais este benefício à população. “É com muita alegria que estamos entregando hoje este veículo para os pacientes. Sabemos de toda a dificuldade e exigências que um tratamento como este requer e nada mais justo do que oferecer conforto e comodidade para essas pessoas. É uma tentativa de minimizar o sofrimento e contribuir para a qualidade de vida”.

“Esta é uma vitória para toda a família e também para a outras pessoas que necessitam deste serviço, buscamos muito por este veículo que hoje recebemos, sabendo que será uma outra vida a partir de agora, com mais qualidade, e em atendimento ao princípio da dignidade, a qual todos nós temos direito. O meu agradecimento especial a toda a administração por proporcionar isso não só ao meu irmão, mas a todos aqueles que dependem do setor público para a realização do tratamento”, destacou Marly Rupf, representando os familiares dos pacientes.

A aposentada Luciene Pereira Pinto, de Alto Paraju, também comemorou o novo veículo. Em tratamento há dois anos, a paciente aprovou o novo meio de transporte. “Ficou ótimo, com mais conforto. Para nós que somos do interior é muito bom, já que temos que percorrer uma grande distância para fazer o tratamento”.

O veículo e o serviço

O novo micro-ônibus, com capacidade para 15 passageiros e dois portadores de necessidades especiais e equipado com ar condicionado, foi adquirido com recursos próprios do município que totalizaram R$ 237.600,00.

“Buscamos viabilizar a aquisição do veículo para possibilitar o acesso digno e com qualidade aos pacientes aos serviços de saúde. Todos os usuários do serviço têm direito a um acompanhante”, afirmou a secretária de Saúde, Márcia Rocha Fernandes.

Atualmente, a secretaria realiza o transporte de sete pacientes, moradores da Sede e também de comunidades do interior como Paraju, Alto Paraju, Ponto Alto, Chapéu, e Vale da Estação. As sessões acontecem três vezes por semana em locais de atendimento na Grande Vitória como a Clínica dos Rins e o Hospital Evangélico.

Além dos pacientes transportados no micro-ônibus, a Secretaria de Saúde também realiza o deslocamento de pacientes de hemodiálise acamados. Nestes casos, o transporte é feito em ambulâncias.

Umidade: 77%

Vento: 14.48 km/h