“Café com sustentabilidade” é tema de encontro de produtores rurais em Domingos Martins

• Quinta, 05 Maio 2016 00:00
  • Publicado em Agricultura
Foto: Reprodução internet Foto: Reprodução internet

Lorena Müller

A cafeicultura, uma das principais e mais tradicionais atividades agrícolas de Domingos Martins, será tema um encontro de produtores rurais em Ponto Alto. O “Café com sustentabilidade” vai debater o desenvolvimento do cultivo, o manejo da produção e as perspectivas de mercado no próximo dia 12, em Ponto Alto. O evento também marca a apresentação da proposta do Concurso de Café de Domingos Martins.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), sindicatos rurais e entidades financeiras, o encontro deve reunir mais de 100 produtores. “Vamos discutir questões importantes relacionadas a colheita e pós-colheita do café, além de abordar também o difícil e desafiador cenário econômico atual”, adianta o secretario de Desenvolvimento Rural, Darci Schaefer.

A programação do “Café com sustentabilidade” começa com a apresentação de ações desenvolvidas pelo poder público para o fortalecimento da atividade no município. Em seguida o técnico do Incaper Marcos Teixeira fala sobre procedência, causas e formas de evitar defeitos na produção de café, com ênfase no processo de colheita e pós-colheita e agregação de valor.

A tendência dos cafés especiais também será tema de palestras com o agricultor de Domingos Martins, Adriano Orlando Wruck. Já o presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Luiz Nicchio apresenta a situação atual do mercado do café.

Encerrando a programação do “Café com sustentabilidade”, o secretário de Desenvolvimento Rural lança a proposta do Concurso de Café de Domingos Martins, que irá avaliar e premiar os melhores cafés produzidos no município. A premiação tem data prevista para 11 de novembro.

Café com sustentabilidade
Data: 12 de maio (Quinta-Feira)
Local: CRAS de Ponto Alto

7h: Recepção com café

8h: Ações desenvolvidas pelas Instituições parceiras
Prefeitura Municipal - Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural - Darci Schaefer.
INCAPER: Vera Lucia Martins Santos
Presidentes Sindicatos Rurais
Gerente do Sicoob - ES.

8h30: Ações integradas para o desenvolvimento da cafeicultura no ES
Palestrante: Sicoob - ES

9h: Procedência, causas e formas de evitar defeitos na produção de café, enfatizando o processo de colheita e pós-colheita - Agregação de Valor
Palestrante:Marcos Moulin Teixeira – INCAPER/CETCAF

9h50: Cafés Especiais
Palestrantes:Rondinelle e Eduardo – Prove Café

10h20: Intervalo

10h40: Situação atual do Mercado de Café
Palestrante:Jorge Luiz Nicchio - Presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória.

11h30: Casos de sucesso com Cafés Especiais
Palestrante:Adriano Orlando Wruck (Agricultor Familiar de Domingos Martins)

12h: Apresentação da Proposta de Concurso de Café de Domingos Martins
Palestrante:Darci Schaefer - Secretário de Desenvolvimento Rural de DM