Vacinação contra polio e sarampo segue até o dia 28

• Quinta, 30 Outubro 2014 00:00
  • Publicado em Saúde

Lorena Müller

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins segue com a campanha de vacinação infantil em todo o município. Iniciada no último sábado (8), a imunização contra o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite) continua até o dia 24.

Todas as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas e pais (ou responsáveis) devem apresentar o Cartão de Vacina no ato do atendimento. Todas as unidades de saúde do município funcionarão no sábado, mas a campanha segue até o dia 28 deste mês.

As equipes de saúde de Domingos Martins também estarão presentes nas escolas e em diversos pontos no interior do município para a chamada vacinação volante. “Nós adotamos este sistema para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, por isso cada comunidade tem o seu ponto de atendimento, de acordo com o cronograma já elaborado”, explica a referência técnica municipal de imunização, Iderlene Gütler. Clique aqui e veja a data e o horário de vacinação em cada comunidade do município.

Neste ano a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite tem dois dias de mobilização (Dia D). Por isso, no dia 22 (sábado), as unidades de saúde de Domingos Martins funcionam especialmente para a vacinação infantil. De acordo com Iderlene, a estimativa é a de que 1.854 crianças sejam vacinadas contra a polio e 1.819 contra o sarampo. “A meta é imunizar 95% da população infantil do município”, complementa.

Saiba mais sobre a polio

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Sarampo

Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Informações:
Coordenação Municipal de Imunização: (27) 3268-3254