Desfile Cívico celebra o Dia do Município pelas ruas de Campinho no domingo (12)

• Terça, 07 Junho 2016 00:00
  • Publicado em Governo

Monique Ferbek

As celebrações de 12 de junho em comemoração ao Dia do Município acontecem a partir das 8h30 nas ruas de Campinho. Neste dia, Domingos Martins será transformada simbolicamente na Capital do Espírito Santo. E o que celebramos? É aniversário do município?

Na verdade, é importante esclarecer que o aniversário do município é comemorado no dia 20 de outubro, data da emancipação política. Em 12 de junho, instituído como Dia do Município são prestadas homenagens ao Herói Capixaba Domingos José Martins que dá nome à cidade.

Ele, nascido no sítio Caxangá, nas proximidades de Itapemirim, hoje pertencente ao município de Marataízes, foi um dos líderes da Revolução Pernambucana e, derrotado, foi preso e enviado à Bahia, onde acabou fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires.Em 20 de dezembro de 1921 o nome do município, até então Santa Isabel, foi mudado para Domingos Martins.

IMG 1224 IMG 1241 IMG 1351

Para a programação do próximo domingo, o primeiro momento acontece na Praça Domingos José Martins, também conhecida como Praça da Biquinha, com a homenagem póstuma ao herói capixaba, às 8h30. Em seguida, o acontece a cerimônia de transferência da capital em solenidade na Avenida Presidente Vargas, no centro de Campinho.

O Dia do Município vai contar também com a presença da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. Em seguida, estudantes de escolas municipais e estaduais realizam desfile cívico com o tema “Domingos Martins, experiências que nos movem” na Avenida Presidente Vargas, a partir das 9h30. Neste ano, a banda marcial “Paulino Francisco Moreira”, de Vargem Alta, vai animar o desfile. Durante o dia, as atrações da Semana Cultural completam as opções de lazer para o fim de semana.

Desfile Cívico- Dia do Município
12 de junho- Domingo
8h30 – Homenagem póstuma a Domingos José Martins (Praça da Biquinha)
9h - Transferência simbólica da capital para o Município de Domingos Martins (Praça Dr. Arthur Gerhardt)