Confira os dias e horários da Coleta de Resíduos em Domingos Martins

• Sexta, 21 Outubro 2016 00:00
  • Publicado em Meio Ambiente

Monique Ferbek

Desde dezembro do ano passado, Domingos Martins conta com caminhões coletores que realizam o recolhimento de materiais recicláveis em Campinho, Santa Isabel e Soído. Recentemente foi dado mais um passo para o fortalecimento da coleta seletiva no município: a sanção da Lei Municipal nº 2.749/2016 que institui a obrigatoriedades de separação e destinação final dos resíduos sólidos no município de Domingos Martins.

Coleta no interior Caminhão da Coleta

Coleta realizada no interior do município e caminhão coletor de materiais recicláveis

A lei reforça as ações já desenvolvidas pela municipalidade em relação aos conceitos, acondicionamento, disposição, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, além de penalidades para os que descumprirem os artigos da lei. Anteriormente, todas as atividades eram exclusivamente de caráter educativo, coma visita de agentes e servidores municipais orientando sobre o processo. Com a lei, o trabalho passa a ser intensificado.

Clique aqui e acesse a lei na íntegra

Ação de divulgação em Santa Isabel 2 WhatsApp Image 2016 09 16 at 10.51.42

Orientação a moradores e nas escolas

Com isso, é necessária a contribuição de cada morador nesta importante etapa: é preciso ficar atento e colocar o material devidamente separado, nas sacolas especificadas nos dias e horários estipulados. Todo o material coletado será destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCDM), em Ponto Alto, gerando emprego e renda a famílias do distrito.

Reunião com Coletores 2 Entrega de equipamentos de Segurança

Foi realizada capacitação dos profissionais da coleta e triagem

Coleta Seletiva

- O recolhimento é realizado na Sede, Soído e Santa Isabel de segunda a sexta, a partir das 17h. Os materiais recicláveis devem ser armazenados em sacolas coloridas ou caixas de papelão.

- Não misture os materiais: É imprescindível não misturar os materiais. Se o lixo úmido é colocado dentro de uma caixa de papelão ou em cima das sacolas coloridas, destinadas ao material reciclável, por exemplo, o seco fica inservível.

Resíduos Não-Recicláveis (Úmidos) Resíduos Recicláveis (Secos) Resíduos Orgânicos
Sacola preta ou branca Sacolas Coloridas Sacola Transparente

Associação 13 Associação 16

Material destinado à ASCDM, em Ponto Alto

Lixo úmido

Horários: A coleta é realizada todos os dias na Sede e Santa Isabel a partir das 17h; e nas vilas urbanas de Paraju, Melgaço, Biriricas, Soído, Ponto Alto e Aracê. No interior o caminhão coletor passa a cada 15 dias. Contribua, mude os hábitos (se você coloca o lixo para fora de casa de manhã, imagine que ele ficará ali o dia todo. Por que não inverter o processo e começar a retirar o lixo quando chegar em casa, perto do horário do caminhão passar?).

A população também pode ajudar os servidores que coletam o lixo: se você mora em lugares de acesso restrito, como ruas sem saídas e ladeiras estreitas, deposite o material em locais que facilitem o recolhimento, como por exemplo, na entrada dessas ruas, assim o trabalho da coleta fica mais rápido e eficiente.

Acondicionamento: é fundamental ensacar o lixo úmido em sacolas pretas ou brancas. Se for resto de comida, o ideal é colocar em locais altos para evitar que as sacolas sejam rasgadas por animais. (Isso também facilita o trabalho dos coletores)

- Entulhos e móveis/ resíduos de jardinagem: A coleta precisa ser agendada. Basta ligar para o número 3268-1377 (Das 7h às 13h). Lembrando que o entulho precisa estar ensacado.

(1 Voto)
  • Última modificação em Sexta, 28 Outubro 2016 12:28