Portuguese English German Italian Spanish
Secretaria Municipal de Saúde

Tem por finalidade a coordenação da política municipal de saúde, em consonância com as diretrizes emanadas pelo Sistema Único de Saúde - SUS, através de ações e serviços que visem a promoção, proteção e recuperação da saúde dos munícipes, tendo como princípios a universalização, equidade e integralidade, qualidade na prestação dos serviços e humanização no atendimento ao cidadão, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços de atenção primária, vigilância em saúde, diagnóstico terapêutico, odontológico e ainda assistência especializada e hospitalar.
Além dos serviços oferecidos, é responsável pela formulação e implantação de políticas, programas e projetos necessários ao aprimoramento e desenvolvimento da realidade social local.

 

Secretária:  Zuleide Maria Cardozo

Endereço: Rua Bernardino Monteiro, 178, centro, Domingos Martins - ES
Cep: 29260-000
Telefone: (27) 3268-3178
E-mail: secsau@domingosmartins.es.gov.br

A secretaria está estruturada em:

Tem por finalidade participar da elaboração do planejamento e da proposta orçamentária, Gerenciar a manutenção geral e insumos necessários para execução das atividades, estabelecer e controlar contratos de serviços e convênios; manter e controlar o registro de materiais e patrimônio, viabilizar infra-estrutura necessária ao funcionamento das Unidades de Saúde e organizar as políticas e diretrizes relativas à gestão de pessoas, incluindo os processos de capacitação.

 

Coordenação:
Orçamento e Finanças
Recursos Humanos
Administração e Serviços Internos
Almoxarifado

É organizada por um conjunto de ações de saúde que está no primeiro nível de contato com o usuário. É realizada no âmbito individual e coletivo e abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnostico, o tratamento e a manutenção da saúde.

A Atenção Primária a Saúde é capaz de resolver 80% da demanda dos serviços de saúde de uma comunidade, tornando-se peça central em todo o processo de reorganização de sistemas de saúde.

 

Coordenação:
Atenção a Saúde
Saúde Bucal
Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Programa de Saúde da Família
Enfermagem

Tem por finalidade, a elaboração, a coordenação, e a execução das políticas municipais de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e saúde do trabalhador de modo a cumprir a legislação pertinente e as normas do SUS.

 

Coordenação:
Vigilância Ambiental
Vigilância Epidemiológica
Vigilância Sanitária

Tem por finalidade, gerenciar, organizar, executar, supervisionar, as ações e serviços em saúde referentes a regulação, bem como o acesso dos usuários a todos os níveis de assistência especializada de forma integral, equânime, ordenada, oportuna e racional aos serviços de saúde

 

Coordenação:
Apoio Administrativo
Agendamento
Atenção Especializada
Programa Saúde Mental

Tem como elemento fundamental a informação e, por isso, sua finalidade é tratar, armazenar e fornecer dados e informações que possam apoiar os processos e funções realizados na Secretaria Municipal de Saúde, além de também subsidiar a tomada de decisões, mediante os dados analisados pela gestão da saúde. A gerência de informação além de Coordenar, executar e monitorar a alimentação dos sistemas de informação de acordo com normas e prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, bem como coletar, Processar, Analisar e Transmitir os dados dos sistemas dentro dos prazos estabelecidos em portaria pelo Ministério da Saúde, tem a função de Configurar, manter e administrar as redes de comunicação de dados, orientadas para atendimento das necessidades da Secretaria Municipal Saúde; Prestar cooperação técnica e assessorar na implantação e implementação de novas versões dos Sistemas de Informação, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde; e, por fim, dar manutenção, solucionar problemas de produção e orientar os operadores quanto à utilização do ambiente e garantir o funcionamento adequado da infra-estrutura tecnológica da Secretaria de Saúde.

Tem como objetivo o planejamento da logística de transporte para o atendimento às Unidades Básicas de Saúde com ESF, o gerenciamento dos serviços de manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos, quando necessário encaminhar ao Secretario proposta para a aquisição de veículos para atendimento às necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, realizar o acompanhamento e controle do sistema de abastecimento dos veículos da Saúde, realizar em parceria com a Secretaria Municipal de Interior e de Transporte, a promoção de atividades de treinamento para os motoristas quando necessário.

  

Coordenação:
Transporte

Prefeitura Municipal de Domingos Martins

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro- CEP 29260-000
Expediente: 8h às 12h00 - 13h às 16h  
Fone (27) 3268-1239 - 3268-1124
Veja no Mapa

Links Úteis

portariastn contas-publicas
nfe issbancario