Prefeitura entrega novo Centro de Convivência que irá beneficiar a comunidade Destaque

Na tarde do dia 15 de outubro, a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inaugurou o Centro de Convivência Elizabeth Brickwedde - Tia Nucky, que fica na área do prédio da antiga LBA.

IMG 3611 IMG 3615 IMG 3621

A obra irá beneficiar os grupos assistidos pela secretaria como o grupo da terceira idade. O Centro conta com um grande salão, duas salas para atividades, cozinha e banheiros.
O Centro de Convivência foi construído através de Emenda Parlamentar do Deputado Helder Salomão no valor de R$ 341.250,00 (Trezentos e quarenta e um mil e duzentos e cinquenta reais), tendo como contrapartida pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins o valor de R$ 9.700,26 (Nove mil, setecentos reais e vinte e seis reais).

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, o vice-prefeito Fábio Trarbach, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jakeliny Schneider, o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Michel Miertschink, o promotor de justiça Evaldo Texeira e os vereadores municipais, Gilmar Borlot, Abel Kiefer e Johnei Degen.

IMG 3647 IMG 3675 IMG 3704

E quem foi Tia Nucky?

Elizabeth Brickewedde nasceu no Rio de Janeiro, em 05/03/1921, e ainda criança, em 1924 veio morar em Domingos Martins com seus pais, a musicista martinense Helena Gerhardt Brickwedde e o alemão Albert Brickwedde.

Quando criança era gordinha, e por isso foi apelidada de “Nucky” por seu pai, que em alemão significa fofa, fofura. Na adolescência retornou para o RJ onde fez curso de enfermagem e de parteira. Tia Nucky trabalhou em um hospital alemão durante a 2ª Guerra Mundial, e em 1941 participou do parto de Cândida Vargas, neta de Getúlio Vargas. Em 1947 Elizabeth retornou para o Espírito Santo, e trabalhou no hospital Dr. Dório Silva, antigamente localizado em Vitória. No ano seguinte retornou para Domingos Martins e trabalhou no Hospital Dr. Arthur Gerhardt, e efetivamente exerceu a função de parteira até a década de 1960. Os mais de 1200 partos realizado por Tia Nucky foram registrados em um caderno, que até hoje é guardado por seus familiares.

Não importava o dia, hora ou local, Elizabeth estava sempre disponível para atender quem quer que fosse. Por este motivo não dedicou tempo a sua vida pessoal, pois sempre esteve envolvida a cuidar do próximo.Tia Nucky viveu intensamente e com saúde nos mais de seus 86 anos de vida. Foi uma mulher vibrante, ativa, imponente, sempre muito profissional e pronta para servir a comunidade, como uma Grande Mãe que foi. Esta era Tia Nucky.

(1 Voto)
  • Última modificação em Quarta, 27 Outubro 2021 10:52