Secretaria Municipal de Saúde divulga comunicado sobre a vacinação contra a Covid-19 no município

• Sexta, 19 Fevereiro 2021 14:02
  • Publicado em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins, divulga nesta sexta-feira (19) um comunicado sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no município. Para baixar o Documento completo, clique Aqui ou confira o texto abaixo:

Informe sobre a Vacinação contra o novo coronavírus (SARS-COV2)

A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins comunica que está seguindo rigorosamente as orientações estabelecidas na Resolução CIB/SUS N° 011/2021, conforme descrição abaixo, para a vacinação contra o Covid-19, da categoria de profissionais/trabalhadores de saúde.

Art. 1 ° - Aprovar "ad referendum" a ordem de priorização da categoria dos trabalhadores da saúde para vacinação:

1 - Profissionais vacinadores envolvidos na Campanha de vacinação contra a Covid-19;

2 - Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s);

3 - Trabalhadores das instituições das pessoas com deficiência (residências inclusivas);

4 - Trabalhadores dos hospitais e maternidades;

5 - Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19;

6 - Trabalhadores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs);

7 - Trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS);

8 - Trabalhadores dos laboratórios: LACEN, laboratórios que fazem RT-PCR Covid-19 e demais laboratórios;

9 - Trabalhadores da Vigilância em Saúde e outras áreas envolvidas em investigações de campo, relacionadas à Covid;

10 - Demais trabalhadores da saúde, iniciando pelos acima de 60 anos de idade.

Neste sentido, para conhecimento de todos, informamos que as etapas da categoria de 1 a 9, mencionadas no Art. 1º da Resolução CIB/SUS N° 011/2021, já foram concluídas, sendo iniciada neste Município a categoria do item 10.

Ressaltamos que a imunização do público-alvo descrito no item 10 é realizada a medida com que as doses da vacina chegam ao município e também baseada na ordem de cadastramento dos cidadãos deste grupo.

Para fins de esclarecimentos a categoria Profissionais/Trabalhadores da Saúde tem a seguinte definição estabelecida pelo Informe Técnico do Ministério da Saúde e Resolução CIB Nº 13/2021:

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, compreendendo tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores administrativos e de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, otoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Reforçamos mais uma vez que, a medida que o imunizante chega a este Município, realiza-se a vacinação dos grupos prioritários, seguindo rigorosamente o público-alvo estabelecido pelas resoluções supracitadas e a ordem de cadastramento dos cidadãos.

Vale reforçar ainda que, o cronograma de vacinação dos trabalhadores de saúde citados acima dependerá do quantitativo de doses disponibilizados pelo Ministério de Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, logo, informamos abaixo o número de doses da vacina, contra Covid-19, recebidas por esta Secretaria de Saúde, para a primeira etapa da vacinação dos seguintes grupos prioritários:

Profissionais/trabalhadores de saúde

19/01: 163 doses

21/01: 93 doses

25/01: 83 doses

28/01: 106 doses

08/02: 45 doses

Idosos acima de 90 anos

08/02: 185 doses

Obs.: As doses destinadas a idosos acima de 90 anos no município foram extraordinárias e chegaram especificamente para serem aplicadas a este público-alvo.

(1 Voto)
  • Última modificação em Terça, 23 Fevereiro 2021 09:32