Estudantes realizam projeto sobre o dia da imigração Pomerana

• Quinta, 15 Julho 2021 10:02
  • Publicado em Educação

Considerado o Dia do Imigrante Pomerano 28 de junho, instituído pela lei Estadual nº 9258/2009, a EMPEF Fazenda Schwambach, que atende estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, localizada no distrito de Melgaço, tem realizado no decorrer dos meses de junho e julho atividades voltadas para a cultura pomerana visando conhecer e reconhecer as diferentes identidades que compõem nosso município a partir da sua própria cultura.

Por meio dos estudos interdisciplinares sobre a história e a vida dos imigrantes desde a sua saída da Pomerânia, as professoras realizaram diversas atividades textuais, artísticas, musicais e também produções de textos em língua pomerana que tiveram como tema a viagem e a sua vida no Brasil. Além disso, também deram atenção especial às moradias pomeranas, realizando visitas a casa pomerana de Silineu Kalk, localizada próxima a escola, e conheceram elementos desta construção, identificando que muitas famílias não têm dado o devido valor a arquitetura ao realizar a venda de um imóvel com esta identidade.

Como forma de sistematizar e consolidar o aprendizado até o momento, e, com o auxílio das famílias, elaboraram um painel alusivo ao Dia do Imigrante Pomerano em comemoração aos 162 anos da imigração em solo capixaba.

A professora Vanize destaca que é de extrema importância a realização de atividades práticas que envolvam toda a comunidade escolar. Por meio delas as crianças aprendem e ressignificam seus conhecimentos, despertando o sentimento de pertencer à cultura local. Pois só há a valorização e preservação do que se conhece.

Para professora Rosania, apresentar características artísticas de uma determinada cultura, neste caso a Pomerana, desperta no estudante motivação e interesse sobre a sua própria cultura, assim estes certamente farão parte da preservação de sua história.

A pedagoga Eliana afirma que as práticas pedagógicas se tornam significativas quando o conhecimento científico é potencializado a partir do conhecimento cotidiano dos estudantes, contribuindo para uma educação crítica e intercultural, com sentido e significado.

WhatsApp Image 2021 07 13 at 16.12.53 WhatsApp Image 2021 07 13 at 16.12.52 1

(1 Voto)