Escola Eugênio Pinto Sant'Anna promove projetos voltados para o bem-estar dos alunos

• Segunda, 26 Julho 2021 15:15
  • Publicado em Educação

Projeto 'Meu corpo, minha saúde'

Iniciou-se o projeto do 2º trimestre com o tema intitulado “Meu corpo, minha saúde”, que propõe aos estudantes do 1º ao 5º ano momentos de reflexão para que o ser humano busque rever seus hábitos. O objetivo do projeto é promover a longevidade e qualidade de vida numa relação mais harmoniosa e sustentável com o planeta, desenvolvendo atividades que estimulem o bem-estar a fim de nos desconectar do mundo por alguns instantes.

1º A 2º ano 3º e 4º A

O projeto teve seu início com o estudo de um texto chamado “Cuidar do jardim faz bem à saúde”, que mostra os benefícios que a jardinagem traz à saúde física e mental, principalmente neste tempo de distanciamento social.

Para colocar em prática o estudo do texto, foi realizada uma visita a Floricultura Real Garten para conhecer as plantas para cultivo em jardins. Durante a visita, os estudantes receberam informações específicas sobre duas espécies que foram escolhidas para o jardim da área externa da escola: Azaléia e Manacá da Serra. Cada turma realizou o plantio de um dos canteiros de Azaléias e terá a responsabilidade de cuidar das flores, mantendo o jardim da escola atrativo e agradável. A escola contou com a colaboração de Carlinhos e Carolino, que fizeram o preparo dos canteiros e a orientação aos estudantes no momento de plantar as flores. O jardim da escola ainda encontra-se na etapa inicial.

3º e 4º A e 5º 3º e 4º B e 1º B 1º ano B 2º e 1º A

Projeto 'Meu eu: Imagens, sensações, emoções e reflexões'.

20210625 130137

Já o tema “Meu eu: Imagens, Sensações, Emoções e Reflexões”, foi proposto para os estudantes de 6º ao 9º ano, buscando estimular momentos de reflexão e avaliação sobre o emocional de cada um durante esse período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.

O objetivo deste projeto de estudo surgiu com a volta às aulas presenciais, em que os professores identificaram a necessidade de mediar um diálogo para compreender como o estado emocional e psicológico tem afetado o cotidiano de nossos estudantes e interferido em suas atitudes, principalmente no que diz respeito à rotina escolar.

O projeto teve início em uma palestra motivacional realizada em dois momentos, nos dias 25/06 e 02/07, com a participação de 86 estudantes, professores e demais funcionários. A escola convidou a ex-professora Marilza Mayer para desafiar aos alunos em pensar sobre a importância de estudar no contexto atual da sociedade.

A sequência dos trabalhos posteriores sobre o tema de estudo se dará com foco na produção escrita de diferentes gêneros textuais mediada pelos professores, e tem como finalidade resgatar a motivação dos estudantes, potencializando seu processo de leitura, interpretação e escrita.

O estudante Raphael Lucas SantAnna Camurugi, do 7º Ano, relatou aquilo que mais lhe chamou atenção em um relato sobre a palestra que você pode conferir em nossa galeria.

20210625 140349 IMG 20210702 WA0191 Como eu era estou e quero ser
  • Última modificação em Segunda, 26 Julho 2021 16:53