Citrus e banana precisam de certificado para comercialização

• Sexta, 20 Março 2015 00:00
  • Publicado em Agricultura
O produtor Édio José Saikel Volkers, do Galo, possui o CFO de sua produção de bananas  O produtor Édio José Saikel Volkers, do Galo, possui o CFO de sua produção de bananas

A Prefeitura de Domingos Martins mantém uma importante iniciativa para o incentivo e o fortalecimento da agricultura familiar. O município oferece o serviço de emissão gratuita do Certificado Fitossanitário de Origem, o CFO, documento exigido por Lei para o transporte e comercialização de produtos agropecuários, especialmente aqueles que estão sujeitos ao ataque de pragas, dentro do Estado.

DSC04540O CFO é obrigatório para o transporte de banana e citrus (laranja, tangerina, entre outras), principais culturas agrícolas do município. “O certificado é uma exigência federal para atestar a sanidade da produção, comprovar a inexistência de doenças, como por exemplo, a sigatoka negra (banana), pinta preta e mosca negra (citrus) e consequentemente garantir a qualidade”, explica o engenheiro agrônomo da prefeitura João Vitor Santana.

Antes, para conseguir o certificado, o produtor precisava pagar até R$ 350,00 pelo serviço de inspeção na propriedade e emissão do documento. Para o pequeno produtor ficava inviável, por isso a prefeitura passou a oferecer este serviço há pouco mais de um ano.

O Certificado Fitossanitário de Origem é válido por 30 dias e começa a ser emitido a partir do cadastro da propriedade. A segunda etapa prevê a vistoria, medição da área produtiva e monitoramento mensal da lavoura.

Fique ligado!

Os produtores que transportam a produção sem o devido CFO podem ter os produtos apreendidos e destruídos, sem direito a ressarcimento, conforme previsto na legislação.  Caso a produção seja comercializada para outros estados, o documento obrigatório é a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), obtida nos escritórios do Idaf, mediante apresentação do CFO e da nota fiscal.

• Última modificação em Sexta, 20 Março 2015 10:47

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000