CMEI Germano Gerhardt ganha palestra de bombeiro sobre segurança no pátio escolar

• Quarta, 15 Setembro 2021 14:20
  • Publicado em Educação

O CMEI Germano Gerhardt, situado na Sede, atende 153 crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, atualmente em formato de revezamento. Para o planejamento de 2021 realiza um trabalho que tem o título: Era uma vez, “um pátio”, um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada: um lugar de brincadeiras, interações, faz de conta, imaginação e aprendizagens significativas. O projeto que objetiva articular o trabalho educativo desenvolvido com as crianças, interliga as ações voltadas para proteção e preservação da natureza e cuidado com os espaços da escola. Sobretudo, um olhar mais afetivo em relação ao pátio e as possibilidades para ampliação de aprendizagens que são ofertados por esse lugar tão importante para o desenvolvimento integral das crianças.

IMG 20210914 WA0051 IMG 20210914 WA0043

Nesse sentido, O CMEI Germano Gerhardt tem realizado várias conversas com seus estudantes sobre o pátio, por ser esse espaço de suma importância para eles, mas um grande desafio para escola tanto em função da pandemia de COVID-19. Assim, se tem feito um trabalho de jardinagem com a colaboração de Carolino (funcionário aposentado da Prefeitura que presta serviço voluntário), Tiago e Eliane, pais de uma estudante que trouxeram mudas de lavanda e alecrim para revitalizar os canteiros do pátio. Também contaram com a presença do pai de uma das crianças nos dias 09 e 13/09 nos dois turnos, o Bombeiro José Daniel Waiandt Júnior, que realizou uma conversa com elas com o tema: PÁTIO LUGAR DE BRINCADEIRAS, INTERAÇÕES E SEGURANÇA.

IMG 20210909 WA0053 IMG 20210914 WA0012 2 1

Num primeiro momento foram mapeados alguns espaços da escola que são explorados pelas crianças e essas imagens serviram de reflexão sobre a forma como transitar por esses lugares. Dentre os espaços citados na conversa entre o bombeiro e os estudantes estão: corredor, sala de aula, brinquedos do pátio, e outros. Deste modo, elas foram estimuladas a pensar sobre como podem brincar, aprender e se relacionar entre seus pares, com adultos e com toda natureza ao redor do CMEI, mas de forma mais segura. Assim como cita o professor criancista Altino José Martins Filho “ A experiência de uma criança não cabe numa folha de A4”. Por este motivo defendemos uma Educação Infantil que propicie formas de viver a infância a partir da participação, investigação, dos questionamentos, da liberdade de expressar-se, das relações de afeto e procuramos contemplá-los em nossas ações educativas. Ressaltamos que as ações estão planejadas até o final do ano letivo com previsão da participação dos familiares seguindo os protocolos de biossegurança.

• Última modificação em Quarta, 15 Setembro 2021 14:57

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000