Exposição fotográfica na Casa da Cultura abre as portas ao público dia 14

A casa da Cultura irá abrir as portas para uma exposição fotográfica da Família Pomerana. Poderão ser apreciadas fotos de 1930 a 1960, registradas pelo artista Francisco Seibel.

Um dos objetivos deste projeto de mostra itinerante é contribuir para a reflexão sobre a importância e valorização do patrimônio fotográfico local. Suas ações pretendem provocar, nos diferentes públicos, a ideia de que conservar e difundir o patrimônio fotográfico é mais que contribuir para a perpetuação de imagens que documentam memórias e história local. É, sobretudo, um indício de amadurecimento cultural, um gesto de recuperação e reconstrução da memória, uma fonte que pode nos garantir, no Estado do Espírito Santo, um futuro culturalmente consistente.

Amostra é um pequeno recorte de um amplo universo de imagens fotográficas que são comuns em quase todos os lares pomeranos e se encontram guardadas em pequenas latas, caixas e baús, preservadas às vezes como relíquias preciosas ou simplesmente povoando e decorando as paredes das casas. São, antes de tudo, uma homenagem e uma recordação afetuosa dos filhos, amigos, pais e avós ausentes.

SERVIÇO
Mostra itinerante contemplada pelo Edital de Seleção de projetos nº 034/2019 da Secretaria de Estado da Cultura.

Curadoria
Paulo de Barros

14 de outubro de 2021, às 15h.

Visitação
14 de outubro a 19 de novembro de 2021.
Terça a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Casa da Cultura de Domingos Martins
Avenida Presidente Vargas, 531, Sede, Domingos Martins - ES

Visitas, palestras e oficinas devem ser agendados pelo: 3268-2550.

Material gráfico
Aos visitantes serão disponibilizados catálogos e folders contendo textos e imagens que permitam conhecer e entender a importância da fotografia de familia pomerana para a cultura e a história da fotografia local.

Ações educativas
Paralelo a mostra serão realizadas ações educativas como as oficinas “Aproximação ao patrimônio fotográfico”; “A arte de olhar para criar” e “Brincando com a fotografia”.

Oficina/palestra “Aproximação ao patrimônio fotográfico”
O objetivo da oficina é propiciar a compreensão do valor e do significado do patrimônio fotográfico para a cultura local e estadual e aproximar o público do conhecimento sobre a conservação de imagens fotográficas.

Oficina “A arte de olhar para criar”
Dirigida a um amplo público interessado em conhecer os conteúdos da linguagem fotográfica e se aprimorar na experiência visual por meio da educação do olhar, a oficina pretende instruir os participantes a compreender as qualidades particulares da linguagem fotográfica, desenvolvendo sua sensibilidade inata e o olhar fotográfico pelo aperfeiçoamento
das capacidades não só de criadores, mas também de receptores de mensagens visuais.

Oficina “Brincando com a fotografia”
É uma ação educativa que pretende oportunizar às crianças e adolescentes da comunidade vivenciar uma experiência estética, criativa e educativa com a imagem fotográfica, despertando o interesse pelo amplo universo da fotografia.

Paulo de Barros
Fotógrafo, professor e pesquisador da fotografia. Desde o ano de 1998, realiza pesquisas que resultaram em publicações como são os casos dos livros: “Memória Fotográfica da Serra: imagens de um município Brasileiro”; “Francisco Seibel e Emilio Schultz: dois fotógrafos num casamento pomerano”. No prelo as publicações “Eutychio d’Oliver: o Espírito
Santo na Exposição Nacional de 1908” e “Cartões-postais do Espírito Santo: 1890-1930”, Realiza projetos de curadoria de mostras de fotografia, a exemplo das mostras “Foto Clube do Espírito Santo 55 anos” no Museu de Arte do Espírito Santo; “Francisco Seibel um fotógrafo rural do Espírito Santo”, Espaço Cultural Palácio Anchieta; mostra itinerante “Eutychio d’Oliver: um olhar sobre o Espírito Santo do início do século XX” contemplada pelo Edital de Seleção de projetos nº 016/2015 da Secretaria de Estado da Cultura e a mostra “Postais do Espírito Santo – acervo Monsenhor Jamil Abib”, exibida no Espaço Cultural Palácio Anchieta. Desde 2004 têm se dedicado ao campo da conservação e preservação de fotografia antiga e contemporânea realizando, entre outros, a conservação do acervo de negativos de vidro do fotógrafo Francisco Seibel” – Edital de Seleção de projetos 009/2011; do Acervo de Fotografias da Coleção Mário Freire do Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo” e a do acervo fotográfico do Museu do Colono de Santa Leopoldina.

• Última modificação em Quarta, 13 Outubro 2021 08:17

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000