Esporotricose tem cura: saiba mais sobre essa doença que atinge principalmente os gatos

• Sexta, 26 Novembro 2021 14:18
  • Publicado em Saúde

O susto com os casos recentes de esporotricose subindo no município geraram dúvida e medo sobre a doença entre a população. Por isso, vamos compreender mais sobre o que é, e o mais importante, que é uma doença com tratamento e cura para os animais, além de que raramente contraída por humanos, sendo mais comuns em gatos.

O que é a esporotricose?

É uma micose subcutânea, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que aproveita de feridas já abertas ou adentra o corpo por espinhos e outros objetos penetrantes. Por conta de sua forma de transmissão, torna-se mais comuns em felinos pela afinidade com esse ambiente, onde costumam cavar ou arranhar madeira e cascas de árvores, podendo assim contrair a doença.

Sintomas

O principal sintoma que pode ser identificado são as feridas que surgem na pele, principalmente na face, rabo e pernas. Essas erupções cutâneas podem apresentar secreção. Quando disseminada, o felino pode apresentar apatia, anorexia e dificuldade respiratórias.

A esporotricose em cães geralmente são apenas cutâneas, além de progredir mais lentamente.

Tratamento

A esporotricose tem cura!

Ao identificar qualquer sintoma em um animal, deve-se levá-lo imediatamente ao veterinário para examiná-lo. Em caso de confirmação do diagnóstico médico, é preciso seguir as instruções de acordo com o estado do animal e gravidade da situação, algo que apenas o veterinário será capaz de avaliar.

É muito importante que não administre nenhum medicamento sem orientação.

Em caso de suspeitas e de ter mais de um animal em casa, evite o contato entre o pet com suspeita e os outros.

Prevenção

Como os casos mais comuns e perigosos são em felinos, o recomendado é não permitir que o animal saia para rua. Proteja sua casa com telas para a segurança do bichano.

Use luvas para tocar no animal caso esteja infectado e lave bem as mãos.

Levar o animal regularmente no veterinário é importante para manter o pet saudável.

Esporotricose em humanos

A doença é uma zoonose, ou seja, pode acometer humanos e animais. Apesar disso, a doença é bem menos agressiva e perigosa para as pessoas.

Abandono é crime

Nosso município está tendo picos de casos em algumas regiões. É importante lembrar que abandono de animais é crime, assim como maus tratos. Não abandone seus animais ou os deixe sozinhos pelas ruas. Isso pode causar a disseminação da doença.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.  Acione a polícia caso testemunhe algum comportamento nocivo aos animais!

brasaoRua Bernardino Monteiro, 22 - Centro - CEP 29260-000
Expediente Administrativo: 8h às 12h00 - 13h às 17h